Tecnologia ajusta amortecedores para "segurar" roda e evitar danos ao atravessar uma rua acidentada

Ford Fusion V6 Sport
Divulgação
Ford Fusion V6 Sport

Buracos na via são um dos maiores vilões para a manutenção de um carro. A Ford  quer virar o jogo com o desenvolvimento de uma nova tecnologia de amortecedor, a ser utilizada no Ford Fusion renovado – mais especificamente na versão V6 Sport.

São 12 sensores responsáveis por monitorar as condições da rua, transmitindo dados para os computadores, que ajusta o amortecedor a cada dois milissegundos. Quando um buraco é detectado, o sedã endurece a suspensão, impedindo que a roda entre demais no buraco, consequentemente, evitando danos ao sair do buraco. A suspensão traseira responde da mesma forma, aproveitando o sinal enviado pela roda dianteira.

Por enquanto, a tecnologia é exclusiva do Fusion V6 Sport, equipado com motor 2.7 EcoBoost biturbo, e que começa a ser vendido nos EUA na metade do ano. A Ford aproveita para cutucar os rivais, deixando claro que o Honda  Accord e Toyota  Camry não possuem um sistema parecido.

No Brasil, o Fusion renovado será apresentado apenas no segundo semestre, possivelmente durante o Salão do Automóvel de São Paulo , entre os dias 10 e 20 de novembro. A versão V6 Sport, por enquanto, está descartada.

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