Marca chinesa volta a olhar para o Brasil e se reuniu com governador Beto Richa

Brilliance FSV
Divulgação
Brilliance FSV

Depois de flertar com uma possível fábrica no interior de São Paulo, a chinesa Brilliance volta a mostrar interesse em produzir no Brasil. Desta vez, o complexo seria erguido no Paraná, para abastecer toda a América Latina.

Segundo a agência Reuters , o governador Beto Richa (PSDB) viajou até a China e se encontrou com os representantes da Brilliance para a América Latina, Loky Han e Frank Lee. A reunião teve com tema uma possível fábrica da empresa no Paraná.

Há tempos que a Brilliance tenta produzir carros na América Latina. Sua primeira tentativa foi com uma possível fábrica no interior de São Paulo. Na época, a importadora da marca CN Auto chegou a apresentar seus modelos no Salão do Automóvel de 2010, para começar as vendas em 2011. A alta do IPI para veículos importados acabou com os planos e a CN Auto leiloou a única unidade do Brilliance FSV . Em 2015, foi a vez da Argentina entrar na mira da fabricante, mas sem uma definição.

Embora tenha interesse, a marca deve esperar mais um tempo para que a crise no mercado de veículos passe. Segundo Sergio Habib, presidente da JAC Motors no Brasil, isso só deve acontecer a partir do ano que vem . Caso a Brilliance realmente venha ao país, será a terceira fabricante chinesa com produção nacional. A Chery  possui uma fábrica em Jacareí (SP), onde produz o modelo compacto Celer nas versões sedã e hatchback, e a JAC irá erguer um pequeno complexo em Camaçari (BA) para montar o utilitário esportivo  T5 .

Fonte:  Reuters

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.