Adesivos de vinil enganam os olhos e escondem as linhas da carroceria dos modelos que ainda serão lançados


Ford mostra técnicas de camuflagem dos seus segredos
Divulgação
Ford mostra técnicas de camuflagem dos seus segredos

A Ford convive há anos com o jogo de “gato e rato” para manter seus carros novos longe dos espiões antes do lançamento. Agora que praticamente todos possuem uma câmera e podem compartilhar as fotos instantaneamente na internet, ficou ainda mais difícil manter esse segredo e os engenheiros tiveram de desenvolver novas técnicas para esconder os protótipos.

Os dias em que bastava uma capa de vinil preto para esconder um carro ficaram para trás. Esse revestimento pesado e difícil de aplicar hoje só é usado em alguns testes. A Ford adotou um método mais eficiente, os adesivos de vinil com padrões modernos que enganam os olhos e escondem as linhas da carroceria. Eles criam uma ilusão de ótica que dificulta ver os detalhes e torna as fotos difusas.

“Todas as técnicas que desenvolvemos vêm da nossa própria experiência. Nesse particular, a indústria automobilística é única e não temos nenhuma outra para seguir nessa área”, diz Kevin George, gerente de Design da Ford.

Adesivos de vinil fazem parte dos disfarces
Divulgação
Adesivos de vinil fazem parte dos disfarces

Cada tipo de camuflagem tem um propósito nos vários estágios de desenvolvimento. Diferentemente das capas de vinil, os adesivos são universais, não precisam ser feitos especialmente para cada veículo. Eles são fáceis e rápidos de aplicar, sem uma ordem definida, e mais duráveis. Além disso, não aumentam o peso do carro, não retém calor nem afetam muito a aerodinâmica, tornando os testes mais precisos.

O time de camuflagem da Ford pode mudar até o formato de um carro, usando painéis falsos na carroceria. Aumentar a largura ou a altura é uma das táticas para esconder suas reais dimensões dos “paparazzi”.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.