Marca já procura terreno no país, para fabricação de novo modelo com tecnologia híbrida

A Toyota produz a picape Hilux e o utilitário SW4 em Zárate.
Divulgação/Toyota
A Toyota produz a picape Hilux e o utilitário SW4 em Zárate.

O Brasil já não é mais a menina dos olhos das fabricantes. Procurando formas de produzir na América do Sul sem ser aqui, a Toyota  confirma que está procurando um terreno para erguer uma nova fábrica na Argentina. Esse complexo será destinado para a produção de um carro completamente novo, com motorização híbrida, para que possa ser exportado até para os Estados Unidos.

A informação foi confirmada pelo o presidente da Toyota na Argentina, Daniel Herrero, ao jornal Ámbito Financiero . “Estamos buscando um local. Não sabemos ainda onde, mas não será em Zárate porque nessa área não há mais grandes espaços disponíveis”. A outra fábrica da Toyota fica na cidade de Zárate, responsável pela produção da picape Hilux e do utilitário SW4 .

Não podem expandir a fábrica que já possuem. Ela fica em uma área de reserva ecológica, o que restringe seu crescimento. Herrero chegou a pedir ao presidente da Argentina, Maurici Macri, que mova as torres com fios de alta tensão que cruzam o prédio em Zárate, algo que complica qualquer plano para o complexo.

O plano é ótimo para a Argentina, que já busca formas de depender menos do Brasil. Nós recebemos 80% dos carros que são exportados de lá e, com o mercado em queda, o efeito cascata faz com que a nossa crise os afete. Começaram a importar carros para Peru, Equador, Chile e Bolívia e, a nova fábrica seria uma forma de chegar aos EUA também.

Fonte:  Ámbito Financiero

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.