Primeiro carro a receber a novidade será apresentado no final deste ano. Aos poucos, novo 1.5 TSI entrará no lugar do 1.4 TSI


Audi A3
Divulgação
Audi A3

Depois da Volkswagen  ter mostrado o novo motor 1.5 TSI no Simpósio de Motores na Áustria, na semana passada, surge a informação de que as versões renovadas de Golf e Audi A3  estarão na lista de modelos que deverão receber o novo propulsor a partir do fim do ano. Cerca de 10% mais eficiente que o 1.4 TSI atual, o novo 1.5 turbo será lançado inicialmente com dois níveis de potência: 130 cv e 150 cv. E torna-se o primeiro do mundo produzido em larga escala com injeção direta de gasolina associada ao turbo de geometria variável (VTG).

Novo motor 1.5 TSI da Volkswagen
Divulgação
Novo motor 1.5 TSI da Volkswagen


Entre outras características, o novo motor 1.5 TSI funciona com ciclo Miller e alta taxa de compressão de 12,5: 1, quarta geração do sistema de injeção de combustível com 350 bar de pressão, desativação de cilindros e com redução de atrito nas paredes dos cilindros. A cabeça dos cilindros também foi extensamente trabalhada para melhor se adaptar ao ciclo de combustão Miller. Este é considerado pela marca como uma inovação chave para o novo EA211 TSI evo, melhorando a eficiência termodinâmica. A fricção foi também reduzida, beneficiando, entre outras medidas, de um óleo de baixa viscosidade (0w20).

Ainda não há previsão de quando o novo motor 1.5 TSI vai estar disponível no Brasil. Mas tudo indica que o novo propulsor deverá, aos poucos, substituir o atual 1.4 TSI que equipa uma série de modelos do Grupo Volkswagen ao redor do mundo.

Leia também:

1- Volkswagen Amarok ganha retoques no desenho e novo V6 a diesel

2 - Volkswagen revela protótipo do novo Touareg

3 - VW Golf 1.4 TSI vence seus principais rivais

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.