São 5.525 carros que terão que atualizar a transmissão para evitar que ande sozinho se não for colocado na posição P

Ao contrário da maioria dos carros, a alavanca do câmbio dos veículos afetados voltam para a posição central após a troca de marcha.
divulgação/FCA
Ao contrário da maioria dos carros, a alavanca do câmbio dos veículos afetados voltam para a posição central após a troca de marcha.

A FCA ( Fiat-Chrysler ) anuncia o recall dos modelos Jeep Grand Cherokee e Chrysler 300 no Brasil. A convocação faz parte da campanha mundial, que envolve 1,1 milhão de unidades , para adicionar medidas de segurança que impedem que o carro se mova caso o motorista se esqueça de posicionar o câmbio na função P (estacionamento).

O problema é mais falta de atenção dos norte-americanos do que um defeito. Por lá, 41 pessoas se machucaram quando o carro começou a andar sozinho. Em todos os casos, o motorista não havia colocado o câmbio na função P. A transmissão desses modelos utiliza uma alavanca que sempre volta para a posição central, como se fosse um joystick de videogame e isso confundiu os gringos, que esqueciam o câmbio na posição D ou N.

Todos os modelos afetados usam o mesmo câmbio automático ZF de oito marchas. A solução da Fiat-Chrysler é instalar um sistema que evita o movimento do veículo mesmo se o câmbio não estiver na posição P, além de reforçar alertas visuais e sonoros sempre que o carro estiver com a porta aberta enquanto o motor estiver ligado.

São 4.834 unidades do Jeep Grand Cherokee (modelos 2014 e 2015) e 691 do Chrysler 300 (2012 a 2014) e com numeração não sequencial de chassis entre 2C3CCAEG9CH114454 e 1C4RJFBM7FC918486 . Por enquanto, o recall é apenas para avisar os motoristas que o defeito existe e pedir que “sempre posicionem o câmbio na função P antes de desligar o motor e acionar o freio de estacionamento”. A segunda fase do recall, quando o reparo será feito, terá início quando a solução estiver disponível no Brasil.

Para mais informações, entre em contato através do telefone 0800 703 7150 ( Jeep ) e 0800 703 7130 ( Chrysler ), ou pelos sites www.jeep.com.br  e  www.chrysler.com.br.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.