Compacto vem para substituir o Clio no Brasil no segundo semestre deste ano

A Renault  tem um sério problema em sua linha, um dinossauro chamado Clio . O compacto começou a ser vendido no Brasil na década de 1990 e segue assim até hoje, embora com mudanças no design que tentaram esconder a idade. E finalmente ele será aposentado, com a chegada do Kwid , ainda no segundo semestre de 2016.

O Kwid nasceu como um carro global, mas primeiramente voltado para mercados emergentes, principalmente a Índia. Ao contrário de Sandero , Logan e Duster , é um projeto francês, enquanto os outros veículos citados atualmente são da Dacia , braço romeno da Renault . A equipe responsável é toda francesa, embora estejam alocados na Índia. É nele que estreia a plataforma CMF-A, base que será usada nos menores carros da Renault-Nissan .

O Renault Kwid com câmbio automatizado Easy-R usa um seletor de marchas no painel central.
Reprodução/Indian Autos Blog
O Renault Kwid com câmbio automatizado Easy-R usa um seletor de marchas no painel central.

Até agora, o compacto só era oferecido na Índia com motor 0.8 três-cilindros de 54 cv e 7,3 kgfm de torque, e câmbio manual de cinco marchas. Segundo o site Indian Autos Blog , isso vai mudar esse ano, com a adoção do motor 1.0 SCe, baseado no 0.8 para gerar mais potência, algo em torno de 65 cv e 70 cv.

Também querem entrar no segmento com uma opção automática. Ou, no caso do Kwid , automatizada. Passará a contar com o câmbio Easy-R de cinco marchas, já conhecido aqui no Brasil por equipar o Sandero e Logan . O mais interessante (na falta de um termo mais adequado) é que não possui uma alavanca de câmbio. A seleção da marcha é feita através do botão no painel central, abaixo dos controles do ar-condicionado.

Por aqui, é certo que o Kwid terá o motor 1.0 do March , de 77 cv. Rumores falam sobre mais uma versão, com melhor acabamento, conteúdo e o motor 0.8 indiano, com destaque para seu rendimento – testes na Índia marcaram um consumo médio de 25,17 km/l. Como alguns concorrentes oferecem transmissão automática, como o Volkswagen  up! i-Motion, a chance de um Kwid Easy-R ser oferecido no Brasil cresce consideravelmente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.