Simulador terá 137 carros, 27 pistas e campeonato online que pode render uma licença de piloto na vida real

A Sony revela que o novo jogo da série Gran Turismo  será lançado no dia 15 de novembro no ocidente. Não é a muito aguardada sétima versão e sim o Gran Turismo Sport , uma espécie de Gran Turismo Prologue para o PlayStation 4 . Por isso, conta com apenas 137 carros e 27 pistas, muito menos do que os 1.200 carros e 33 pistas, com 71 opções de traçado.

Não é por isso que não vale a pena olhar bem para o GT Sport . Para começar, todos os carros foram refeitos do zero, acabando com a reutilização de modelos de menor qualidade gráfica, como aconteceu no GT6 . Todos eles contam com visão interna com o cockpit extremamente detalhado. A lista de carros é composta por uma mistura de veículos de rua, modelos de corrida e alguns conceitos, como os carros da série Vision Gran Turismo.

As pistas também foram recriadas completamente, entre pistas reais e criadas especialmente para o jogo. Confirmaram apenas seis: Nürburgring Nordschliefe, Brands Hatch, Willow Springs, uma pista de rally nova e a oval Northern Isle Speedway (criada para o jogo). A sexta é uma surpresa, a lendária Tokyo Expressway, rede de estradas que interliga a capital do Japão, atravessando todo o centro urbano. É muito famosa por ter sido um dos principais pontos de racha no país e foi tema de filmes, quadrinhos e desenhos animados.

Uma das maiores críticas sobre a série é o som dos motores, que mais pareciam um aspirador do que um motor a gasolina. Desde o lançamento de GT6 , a desenvolvedora mostrava em seu blog que estava trabalhando para gravar novamente os sons e deixá-los mais reais. Infelizmente, nos poucos momentos nos vídeos em que podemos ouvir um motor, não havia muita melhoria. Talvez isso mude na versão final.

Aproveitaram para experimentar um novo modo campanha, dividido em quatro modos:

- Beginner’s School: 10 corridas que ensinam o básico para os novatos da série.

- Circuit Experience: Conseguir andar em uma pista é uma coisa, ser um mestre nela é outra. 35 missões vão ensinar o jogado a tirar o máximo de cada circuito.

- Racing Etiquette: Ensina o piloto a como se portar em uma corrida, como evitar colisões, quando ultrapassar e obedecer as bandeiras.

- Mission: São 62 situações diferentes nas quais o jogador precisa vencer.

A campanha é relativamente curta, já que ela serve de treinamento para as duas principais novidades do GT Sport . O modo multiplayer, chamado Sport Mode, conta com dois campeonatos divididos entre nacionalidade e fabricante, por sua vez separados por classes e faixa etária. A parte interessante é que os vencedores irão receber um troféu da Federation Internationale de l’Automobile (FIA) no fim do ano.

Completando o modo campanha e obtendo bom resultado online pode render uma licença digital Gran Turismo , registrada junto à FIA e a confedereção de automobilismo do país, contando como uma licença de piloto na vida real. Ainda não revelaram quais países estão participando desse projeto, afirmando apenas que 22 países demonstraram interesse, mas ainda não fecharam a lista. Considerando que em 2014 a Nissan  revelou que trabalhava para trazer ao Brasil o GT Academy , competição que leva os jogadores a virarem pilotos, a reportagem de iG Carros entrou em contato com a Sony para saber se estamos na lista de países interessados, porém ainda não tivemos resposta.

Para quem não se interessa tanto assim em competição, ainda há mais o que fazer em GT Sport . Pela primeira vez na série, será possível criar um livery para o carro, personalizando sua aparência, da mesma forma que na série Forza Motorsport  da Microsoft . Os fotógrafos digitais terão muito mais opções para se divertir, com o uso de mil fotos de locais reais, onde podem colocar outros carros e fazer montagens.

Gran Turismo Sport será lançado no dia 15 de novembro no ocidente, apenas para PlayStation 4 . Mais novidades devem surgir entre os dias 12 e 14 de junho, durante a Electronic Entertainment Expo (E3) , a maior feira de games do mundo. Informações vazadas falam que a Sony irá apresentar um PS4 com hardware atualizado para rodar jogos em VR e gráficos 4K, com lançamento no fim do ano, coincidindo com GT Sport .

    Leia tudo sobre: PS4
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.