De acordo com os números da Fenabrave, hatch teve aumento de 113,3% no total vendido no mês passado

Fiat Mobi
Divulgação
Fiat Mobi

O Fiat Mobi chegou às lojas no dia 16 de abril e, no fechamento do balanço das vendas de maio, divulgado pela Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), mostrou que começa a esboçar uma reação no mercado, mas ainda insuficiente para chegar próximo dos principais rivais do segmento, como o Volkswagen  Up! .

De acordo com o relatório, o Mobi teve 2,407 unidades vendidas em maio, ante 1.062 do mês anterior, o que representa uma alta de 113,3%. Mesmo assim, o novo modelo da Fiat ficou atrás de modelos como o Toyota Etios , que teve 2.436 unidades vendidas.

Para chegar no mesmo patamar de vendas do seu principal concorrente, o Volkswagen Up!, o Mobi terá que chegar nas cerca de 3.200 unidades vendidas mensalmente. Portanto, ainda falta um acréscimo em torno de de mil unidades a mais, considerando o que foi vendido em maio.

Uno segue com vendas em baixa

Fiat Uno Evolution 1.4
Divulgação
Fiat Uno Evolution 1.4


Ainda conforme o balanço de maio da Fenabrave também chama atenção que as vendas do Fiat Uno continuam em baixa. No mês passado, foram 1.868 unidades ante 3.214 de abril, o que representa uma queda de 40,2%.  Um dos fatores que podem ter contribuído com essa diminuição nas vendas é a parada técnica na fábrica em Betim (MG), em maio. Mas também pode estar ligada à chegada do Mobi às lojas, uma vez que a novidade mais que dobrou suas vendas e as Uno , quase caíram pela metade. Entretanto, esse cenário deve mudar, já que o Uno terá mudanças em breve.

Uma delas será o novo motor 1.0, de três cilindros, que deveria ter sido lançado junto com o Mobi , mas que vai estrear no Uno , no segundo semestre. Trata-se de um novo motor que deverá substituir aos poucos o atual Fire 1.0, de quatro cilindros. 

Curiosamente, entre os hatches compactos e subcompactos, a maioria de modelos mostrou variadas altas nas vendas. No caso do Volkswagen Gol, o aumento foi de 5,8% (6.533 ante 6.914). O Ford Ka passou de 6.358 para 5.285, crescimento de 20,3% e o Fiat Palio saiu de 4.110 em abril para 5.290, ou seja, teve uma alta de 28,7%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.