É a primeira linha de produção da marca fora do Reino Unido, fruto de um investimento de R$ 750 milhões

Hoje é a inauguração da fábrica da Jaguar Land Rover  em Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro. A linha de produção é a primeira da marca fora do Reino Unido e irá fabricar os utilitários Range Rover Evoque e Land Rover Discovery Sport , seus dois modelos mais vendidos no País – o Discovery é líder no segmento de SUVs premium.

O complexo foi anunciado em 2013 e custou R$ 750 milhões para ser concluída. Estava pronta há meses, com a inauguração marcada para março. No entanto, o péssimo momento do mercado automotivo foi adiando a abertura até hoje. Começa produzindo apenas Evoque e Discovery Sport para atender a demanda brasielira. No futuro, pode vir a exportar para outros países da América Latina. Fala-se sobre um terceiro modelo, ainda não revelado pela marca – rumores bem fundamentados falam sobre o sedã XE , para aumentar sua competitividade contra Audi A3 Sedan , BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C .

Não fizeram apenas um galpão para montar carros. Todo o investimento tem como objetivo tornar a fábrica em Itatiaia na primeira do segmento no Brasil a conquistar o selo LEED de sustentabilidade. Recolhem águas pluviais e plantaram mais de 1,2 mil árvores nativas no entorno para ajudar a preservar o ecossistema.

Parte da grana foi para projetos sociais. Dentro do complexo há um Centro Educacional, coordenado em conjunto com o SENAI para fornecer programas de educação para crianças de 5 a 18 anos, com cursos voltados para áreas que envolvem o mundo automotivo, como engenharia e manufatura.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.