Adotar a postura correta ajuda até a prevenir acidentes

Posição correta de dirigir contribui com a segurança no trânsito
Divulgação
Posição correta de dirigir contribui com a segurança no trânsito

Ficar sentado de qualquer jeito no banco do motorista pode levar a consequências graves, inclusive causar um acidente. Também corre-se o risco de ter dores fortes nas costas e dormência nas pernas, entre outros problemas. Por isso, acompanhe as nossas dicas simples de como ajustar a posição correta de dirigir e curta uma vida tranquila ao volante.

Antes de mais nada, comece regulando a distância ideal que o volante deve ficar do peito. Para isso, basta que os pulsos toquem no ponto mais alto do volante. Com isso, os braços ficarão arqueados e na posição correta de dirigir.

Em seguida, certifique-se de que ao esticar a perna esquerda você consegue acionar completamente o pedal de embreagem, no caso do carro ser manual, claro. Depois, o cinto de segurança precisa passar no meio do ombro e deve haver pelo menos três dedos de distância entre a parte de trás dos joelhos e a base do banco do motorista. Além disso, o encosto de cabeça tem que ficar na altura dos olhos, o que também é importante para adotar a posição correta de dirigir.

Na hora de ajustar a inclinação do encosto, lembre-se de que o melhor ângulo fica entre 100 e 120 graus. Fora disso, corre-se o risco de deslizar sob o cinco no caso de uma colisão o user sufocado por ele, o que pode ser fatal. E quando for segurar o volante, faça-o na posição “dez para as duas”, imaginando os ponteiros de um relógio para poder girá-lo com firmeza, segurança e agilidade.

Agora falta apenas regular os espelhos retrovisores. Os externos devem mostrar o mínimo possível da carroceria para reduzir ao máximo os pontos cegos.  E o interno precisa ter o ângulo enquadrado no vídro de trás do carro para que você consiga ver os veículos que seguem atrás.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.