A segunda metade do ano ainda reserva muitos lançamentos. Conheça os principais na lista abaixo

O primeiro semestre de 2016 foi recheado de lançamentos, mas isso não significa que a segunda metade do ano vai ser mais tranquila. Teremos Salão do Automóvel, em novembro, e, ainda assim, várias marcas terão apresentações antes mesmo do evento. Reunimos abaixo os lançamentos mais importantes já confirmados para este ano – deixamos de fora carros que ainda não foram anunciados, ou que as fabricantes ainda fazem muito mistério, como Honda WR-V.

1 - Chevrolet Onix/Prisma

Flagra do Chevrolet Onix renovado em testes.
Reprodução/Ferd
Flagra do Chevrolet Onix renovado em testes.

Começamos com um dos mais importantes e que já está confirmado para o fim de julho. A dupla Chevrolet Onix e Prisma passa por uma reestilização, para continuar a vender feito água no deserto. Os motores 1.0 e 1.4 foram atualizados para render mais e ficam mais equipados, com direção elétrica e central multimídia MyLink II. Terá mais novidades: a versão aventureira Onix Activ e um modelo de entrada com o design atual.

2 - Fiat Uno 1.0 três-cilindros

Fiat Uno Evolution 1.4
Divulgação
Fiat Uno Evolution 1.4

O lançamento do Fiat Mobi também deveria ter sido a estreia do motor três-cilindros da marca. Adiantaram o carro, deixando o motor para o Uno . O novo propulsor faz parte da família de motores GSE, com o 1.0 tricilíndrico e o 1.4, de quatro cilindros, ambos com duas válvulas por cilindro. Já vimos o Palio rodando em testes com esse 1.4, que deve ser o próximo a receber a novidade, no começo de 2017. Já o Mobi deve ficar para meados do ano que vem.

3 - Ford EcoSport

Flagra do Ford EcoSport reestilizado na China
Reprodução/Auto163
Flagra do Ford EcoSport reestilizado na China

O Ford EcoSport está precisando de uma mudança urgente. O carro que inaugurou o segmento de SUVs compactos no Brasil perdeu terreno para Honda HR-V e Jeep Renegade . Deve receber um acabamento interno de maior qualidade e o novo motor 1.5 Dragon, em uma tentativa de voltar a ser competitivo. O design externo será inspirado no Ford Escape.

4 - Ford Fusion

Ford Fusion 2017
Divulgação/Ford
Ford Fusion 2017

Já vimos o novo Fusion no Salão de Detroit (EUA). A reestilização chega ao Brasil no Salão do Automóvel, em novembro. Traz uma evolução da identidade visual da marca, com uma grade um pouco menor e faróis mais finos. Ao contrário da verão norte-americana, que ganhou uma nova configuração mais esportiva, o modelo nacional segue com os motores 2.5 flex e 2.0 turbo.

 5- Honda Civic

Honda Civic
Carlos Guimarães/iG
Honda Civic

Outra novidade muito aguardada é a 10ª geração do Honda Civic . Após a má recepção do modelo anterior, principalmente nos EUA, a marca japonesa mudou completamente o sedã, com um novo design mais agressivos, acabamento superior e o novo motor 1.5, turbo, de 176 cv. A expectativa é que seja apresentado até agosto, visto que o Civic atual já é vendido com desconto. Além do motor turbo, deve manter o 2.0 flex nas versões de entrada.

 6- Hyundai Tucson

A nova geração do Hyundai Tucson será produzida no Brasil, aposentando o antigo Tucson ainda fabricado em Anápolis (GO).
Divulgação/Hyundai
A nova geração do Hyundai Tucson será produzida no Brasil, aposentando o antigo Tucson ainda fabricado em Anápolis (GO).

Uma boa surpresa será a nova geração do Hyundai Tucson. Será produzida no Brasil em setembro, aposentando a primeira geração do modelo ainda fabricada pela Hyundai-Caoa em Anápolis (GO). Como esse Tucson nada mais é do que a nova versão do ix35, irá continuar na mesma posição de preços, em torno dos R$ 130 mil. Se os rumores forem verdadeiros, contará com motor 1.6 turbo e injeção direta.

7 - Jeep Compass

O novo Jeep Compass será o terceiro modelo a ser produzido na fábrica em Goiana (PE).
Reprodução/PCauto
O novo Jeep Compass será o terceiro modelo a ser produzido na fábrica em Goiana (PE).

A nova geração do Jeep Compass será feita no Brasil, usando a mesma base que o Renegade e a Fiat Toro . Será posicionado entre o Renegade e o Cherokee , tanto em tamanho quanto em preço, usando um design baseado no Grand Cherokee . O único motor confirmado até agora é o 2.0 turbodiesel. A opção flex pode ser um 2.0 ou 2.4, ambos inéditos, da família Tigershark.

8 - Nissan Kicks

Nissan Kicks
Divulgação/Nissan
Nissan Kicks

O carro de imagem da Nissan  para os Jogos Olímpicos 2016 é o Kicks . O pequeno utilitário já está em pré-encomenda, com o início das vendas marcado para o início de agosto. Contará com o motor 1.6 de 114 cv, uma versão alterada do motor da dupla March e Versa, combinado a um câmbio CVT. Começará a ser vendido com unidades vindas do México, para a produção nacional começar em 2017.

9 - Renault Kwid

Renault Kwid
divulgação/Renault
Renault Kwid

Um dos carros mais antigos a venda no Brasil, o Renault Clio finalmente irá sair de linha. No seu lugar virá o Kwid , um compacto desenvolvido na Índia e que mais parece um Sandero menorzinho. Depois do mico do teste de colisão da versão indiana, a Renault Brasil prometeu um modelo bem mais resistente e com airbag laterais de série. Também estreará o motor 1.0, de três-cilindros, da marca francesa, com a aposta de ser o carro mais barato do País.

10- Toyota Hilux/SW4 flex

Toyota Hilux 2016
Divulgação
Toyota Hilux 2016

A nova geração da Toyota Hilux está liderando o segmento de picapes médias com folga. Isso porque só tem a versão a diesel, pois os modelos com motor flex serão lançados apenas neste semestre. Será uma forma de se distanciar ainda mais do antigo líder do segmento, Chevrolet S10. O mesmo motor será usado no SUV derivado, o SW4. Em ambos será utilizado nas opções de entrada da linha.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.