Proteção pode salvar a pintura de carros que costumam ficar a maior parte do tempo ao relento

Capa automotiva precisa ser de boa qualidade e usada na forma correta
Divulgação
Capa automotiva precisa ser de boa qualidade e usada na forma correta

Muita gente acaba sendo obrigado a deixar o carro ao ar livre, correndo o risco de ter a pintura danificada por uma série de agentes que atacam a pintura. Além do sol e da chuva, as temidas quedas de granizo, seivas vegetais ou ainda dejetos de pássaros estão entre os grandes vilões dessa história. E um recursos que existem para se defender deles é a capa para carro , uma boa saída para quem não tem uma vaga coberta.

Mas não vá comprando a primeira capa para carro que aparecer pela frente. É preciso levar em conta uma série de fatores antes de levar uma para casa para não correr o risco de desperdiçar dinheiro e ter marchas na lataria. Uma das mais recomendáveis é a fabricada com polietileno texturizado, toda forrada na parte de dentro, o que inclui até mesmo as laterais.

LEIA MAIS:  Seis dicas para manter seu carro com uma pintura impecável

Este tipo de capa vem também com cabo de aço e um pequeno cadeado, isso para evitar que seja furtada ou que voe no caso de aparecer uma ventania. Outro item que deve ser levado em conta é o balão inflável que deve ser colocado entre a capota a capa, facilitando a ventilação. Dependendo do tamanho pode custar um pouco mais de R$ 200.

Ter uma boa capa para carro não é o suficiente para garantir que a pintura do seu carro será bem protegida. Também é preciso lembrar de usá-la apenas se ela não estiver molhada ou com o motor ainda quente. Isso porque umidade que fica na parte de dentro da capa não consegue sair por causa do material impermeável da cobertura.

LEIA MAIS: Carro parado na garagem por muito tempo? Saiba como cuidar dele

Entre as capas que devem ser evitadas estão as feitas de PVC ou polipropileno. Por que? É que não resistem ao sol e podem até se desmanchar em pedaços conforme vai passando o tempo. Além disso, vale lembrar que carros que foram pintados recentemente ou que estão com a pintura mal conservada não devem usar capa, já que não estão no estado adequado para tanto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.