No trânsito pesado, é comum ficar estressado. E isso pode reverter em mais desgaste de uma série de componentes

Dirigir o carro com calma evita desgastes prematuros em vários componentes
Divulgação
Dirigir o carro com calma evita desgastes prematuros em vários componentes

Fim de tarde. Uma fileira de carros forma um mar de luzes vermelhas pelas frente. Mas você precisa saber dirigir o carro para causar desgastes prematuros em alguns itens, como freios, pneus, câmbio e embreagem. Portanto, a questão é manter a calma e seguir as dicas a seguir.

O primeiro ponto é evitar frenagens bruscas. Com o anda e para o sistema pode trabalhar em temperaturas acima do ideal, o que acentua o desgaste. Um dos sinais de já comprometeu a eficiência do conjunto é a vibração no volante ao frear. Veja também se alavanca do freio de estacionamento está muito acima da altura dos bancos da frente, sinal de que precisa de regulagem. E se ao pisar no pedal de freio sentir que está pisando em ma esponja alguns componentes do sistema podem estar oxidados.  

LEIA MAIS: Como ajustar a posição correta de dirigir

Não raspar os pneus na guia, acelerar sem faze-los s girarem em falso e dirigir sem que eles estejam bem calibrados também pode causar desgastes prematuros, inclusive nos componentes de suspensão. Cheque também sempre o nível de óleo (que deve atingir metade da vareta de medição) e se o liquido de arrefecimento está em ordem com a proporção correta de aditivo para não fazer o motor superaquecer.

Se o carro for manual, não se deve andar com o pé no pedal e dirigir o carro com calma, sem causar trancos, para evitar desgaste deste componente e até economizar combustível. E não fique ligando e desligando o motor nos congestionamentos, isso consome mais carga da bacteria e pode sobrecarregar o motor de arranque. Nos modelos equipados com sistema Stop- Start, todo o sistema de partida é redimensionado e têm maior durabilidade.

LEIA MAIS:  CNH e registro de veículo terão novo desenho a partir de 2017

Também é bom diminuir a velocidade em lombadas, valetas e obstácilos do gênero para diminuir o desgaste de molas, amortecedores e braços de suspensão. E se costuma ficar muito tempo dentro do carro é recomendável fazer uma higienizacão quando for preciso para retirar a formação de fungos e bactérias.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.