Confira dicas sobre um dos sistemas mais importantes do carro, fundamental para uma condução segura

Freios estão entre os itens mais importantes do carro para garantir uma condução segura
Divulgação
Freios estão entre os itens mais importantes do carro para garantir uma condução segura

Não adianta tem um motor potente, boa parte estrutural e qualquer outra qualidade em um carro se os freios não estiverem em perfeito estado e bem dimensionados. Não é à toa que esportivos ganham rodas cada vez maiores para abrigar discos de freios de tamanho compatível. Portanto, acompanhe a seguir algumas dicas para dirigir com segurança.

Um dos itens fundamentais do sistema de freio é o o fluido. Precisa ter a especificacão correta para cada modelo (DOT3, DOT4, etc) e substituído a cada dois anos ou 20 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. Isso porque tem a propriedade de absorver água com facilidade, o que contamina o sistema e prejudica bastante as frenagens, já que leva a formação de vapor nos dutos de freio. Com isso, ao pressionar o pedal, a sensação é de estar pisando em uma esponja.

LEIA MAIS: Dez dicas para manutenção do seu carro

Outro item importante é observar o desgaste das pastilhas. Se estiverem mais gastas que o ideal vão acabar arranhando demais os discos, que vão precisar ser retificados ou até substituídos, dependendo do estado em que estiverem. Além disso, pastilhas gastas prejudicam bastante a eficiência das frenagens. Então, a cada 10 mil quilômetros, vale verificar se está tudo em ordem com as pastilhas, evitando, inclusive, gastos maiores com os discos.

Para poupar os freios em descidas de serra, por exemplo, deve-se manter o carro sempre engrenado. Com isso, entra em ação o chamado “freio motor”, que ajuda a segurar o carro e a economizar combustível.

LEIA MAIS: Carro parado na garagem por muito tempo na garagem? Saiba como cuidar dele

Também é recomendável evitar frenagens bruscas, o que pode acabar empenando os discos de freio , problema que também pode ser causado pelo choque térmico que ocorre quando, por exemplo, os discos bem quentes passam por uma poça de água fria. Se isso acontecer você vai notar uma trepidação na sola do sapato ao pisar no pedal.

E não esqueça de que se a luz do freio ficar acesa no painel pode ser sinal de que o nível de fluido está baixo. E isso deve ter sido causado por algum vazamento ou por pastilhas gastas. Por isso, não basta complete o nível do sistema. Também é preciso verificar  o motivo pelo qual o nível de fluido está baixo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.