Primeira geração do hatch foi apresentada em 1976. Compacto já teve 18 milhões de unidades produzidas em quatro décadas

Ford Fiesta faz 40 anos com uma trajetória de sucesso em vários países no mundo, inclusive no Brasil
Divulgação
Ford Fiesta faz 40 anos com uma trajetória de sucesso em vários países no mundo, inclusive no Brasil

O Ford  Fiesta chega aos 40 anos. O modelo  já está na sexta geração e se tornou um dos mais vendidos do mercado global. Concebido no início dos anos 70 em resposta à crise do petróleo, o carro tinha na economia de combustível uma das suas principais qualidades. Confira a seguir dez fatos interessantes da história do modelo compacto que acaba de chegar ao Brasil com motor 1.0 turbo, capaz de render 125 cv.

LEIA MAIS: Ford Fiesta chega ao Brasil com novo motor 1.0 turbo, de 125 cavalos

1 – Além das várias versões que tiveram o apelo da economia de combustível como principal atrativo, o Ford Fiesta também teve algumas com pegada esportiva, como a XR2 , a RS 1800 e ST200 .

2 – Em 1986, o   Fiesta foi vendido na Europa com câmbio automático do tipo CVT acoplado ao motor 1.4

3 – No Brasil, o Fiesta apareceu primeiro como modelo importado, em 1995. Chegou como importado da Espanha, com motor 1.3 e boa lista de equipamentos de série.

4 – Um ano depois, começou a ser fabricado em São Bernardo do Campo (SP), primeiramente com motor 1.0 Endura e 1.3 ou ainda 1.4 Zetec 16V, importado.

LEIA MAIS: Ford Fiesta 1.0 EcoBoost: tão bom quanto o que custa

5 – O primeiro Fiesta Sedan que chegou ao Brasil veio importado do México, com motor 1.6 Zetec Rocam.

6 – Em 2002, chegou à nova geração e passou a ser montado em Camaçari (BA), quando foram apresentados os protótipos de versões flex. Foi o primeiro modelo a ser feito na linha de produção baiana.

7 – O atual New Fiesta começou a ser vendido no Brasil em 2011, primeiramente importado do México, nas versões hatch e sedã, com motor 1.6 Sigma, com bloco de alumínio.

8 -  Em 2013, o New Fiesta foi nacionalizado. Como integrante do segmento premium, podia ter itens como sete airbags, direção elétrica, controle eletrônico de estabilidade e tração e sistema de conectividade SYNC.

9  – O Fiesta foi o modelo compacto mais vendido no mundo em 2012 e 2013, superando rivais de peso, como Volkswagen Polo e Opel Corsa.

10 – A versão mais potente já fabricada do Fiesta é a ST200 , com motor 1.6 EcoBoost capaz de gerar 200 cv de potência. Foi lançado no primeiro semestre de 2016.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.