Novo SUV compacto, Nissan Kicks é vendido apenas na versão topo de linha. Confira o ranking dos 10 utilitários compactos mais emplacados em julho

Nissan Kicks ainda nem chegou nas lojas e já é o oitavo SUV compacto mais emplacado em julho.
Divulgação/Nissan
Nissan Kicks ainda nem chegou nas lojas e já é o oitavo SUV compacto mais emplacado em julho.

O Nissan Kicks ainda não está nas lojas, o que vai acontecer apenas no dia 5 de agosto. Ainda assim, a campanha de pré-venda do utilitário esportivo vem mostrando resultado. Com 590 unidades emplacadas, o novo SUV estreia na oitava colocação no ranking de julho, segundo os dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o suficiente para superar o veterano Mitsubishi ASX e o novato chinês JAC T5.

LEIA MAIS: Nissan Kicks chega só na versão topo de linha por R$ 89.900

Foi um mês muito melhor para o Jeep Renegade, que emplacou 4.476 unidades, 734 carros a mais do que em junho. Seu rival direto em vendas, o Honda HR-V, teve uma queda bem acentuada de 886 unidades, totalizando 4.338 carros em julho – isso no mês que é considerado o melhor em vendas desde o início de 2016. O SUV da Honda ainda é o líder no acumulado, com 35.220 unidades emplacadas, contra 30.444 do Renegade, o que impede que o Nissan Kicks seja uma ameaça, já que tem capacidade máxima de venda de 3 mil unidades por mês, enquanto a produção nacional não começa.

Na terceira colocação vem o antigo líder do segmento de utilitários, o Ford EcoSport, que emplacou  2.409 unidades em julho, totalizando 14.927 veículos desde o início do ano. As vendas devem continuar neste patamar, já que os clientes aguardam pela versão renovada do EcoSport, prevista para este semestre. Irá receber um design mais próximo do SUV maior Escape e terá uma substuição na motorização: sai o motor 1.6 Sigma para entrar o 1.5 Dragon com três cilindros.

LEIA MAIS: Ford EcoSport renovado começa a aparecer

Nos calcanhares do Ford EcoSport está o Renault Duster. Foram emplacadas 2.233 unidades no mês passado, acumulando 14.312 de janeiro até julho. Não há tanto problema em ter um volume menor, já que a Renault prepara uma ofensiva com dois novos SUVs. Um deles será uma adaptação do Captur para países emergentes, que será o rival direto de Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks, e o outro será o francês Koleos. Ambos serão apresentados no Salão do Automóvel deste ano.

O quinto colocado é o Hyundai Tucson, outro que está com os dias contados. Produzido em Anápolis (GO) desde 2005, o utilitário teve 1.012 unidades emplacadas. É o adeus ao SUV, já que a Hyundai-CAOA deve iniciar a produção da nova geração do Tucson a partir de setembro, mas subir no segmento, partindo de R$ 130 mil (já que é a nova geração do ix35). O velho Tucson ainda será oferecido até o fim do ano.

LEIA MAIS: Chevrolet Tracker renovado estreia em novembro no Salão do Automóvel

Fecham o ranking o Peugeot 2008 na sexta colocação, com 857 unidades; Chevrolet Tracker, com 746 unidades e aguardando o modelo reestilizado, que será apresentado no Salão do Automóvel, em novembro; Nissan Kicks na oitava posição, com 590 unidades; Mitsubishi ASX, com 399 unidades; e o futuro nacional JAC T5, que será produzido em Camaçari (BA), com apenas 94 unidades.

Confira o ranking de emplacamentos dos SUVs compactos em julho:

Posição Modelo Emplacamentos em julho
Jeep Renegade 4.746
Honda HR-V 4.338
Ford EcoSport 2.409
Renault Duster 2.233
Hyundai Tucson
1.012
Peugeot 2008
857
Chevrolet Tracker
746
Nissan Kicks 590
Mitsubishi ASX 399
10º JAC T5 94
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.