Com bom ritmo, Ford Focus deve assumir liderança em agosto. Segmento terá novidades no Salão do Automóvel, em novembro.

Se continuar neste ritmo, o Ford Focus irá ultrapassar o Volkswagen Golf e liderar o segmento dos hatches médios no acumulado do ano.
Divulgação
Se continuar neste ritmo, o Ford Focus irá ultrapassar o Volkswagen Golf e liderar o segmento dos hatches médios no acumulado do ano.

Vender hatches médios está cada vez mais difícil, mas a Ford pode respirar mais aliviada do que a Volkswagen. Isso porque o Ford Focus foi o modelo mais vendido do segmento em julho, com 630 unidades emplacadas, superando as 338 unidades do Golf em 308 veículos. Se mantiver esse ritmo, no próximo mês irá alcançar a liderança do segmento, já que o Golf ainda está na ponta, com 4.190 unidades, enquanto o Focus contabiliza 4.009 unidades de janeiro até julho.

LEIA MAIS: Prevent força parada de fábricas da Volkswagen e Fiat

Será difícil o Volkswagen Golf conseguir abrir distância em relação ao Ford Focus . Produzido em São José dos Pinhais (PR), é um dos vários modelos que vem sofrendo com o problema de falta de peças para bancos, culpa de uma situação ruim com o grupo Prevent. Desde maio as empresas do grupo Prevent estão deixando de entregar componentes para a Volkswagen , alegando pendências financeiras. Embora a Volks tenha conseguido uma liminar na justiça, a fabricante acusa a Prevent de não entregar a quantidade necessária.

LEIA MAIS: Novo Cruze Hatch é confirado no Salão do Automóvel, em novembro

O terceiro colocado é o Chevrolet Cruze Sport6 , com 320 unidades, quase metade do que o Ford Focus vendeu. Embora esteja bem abaixo em relação os dois primeiros, não está indo tão mal assim. Em junho, tinha emplacado 288 unidades. No acumulado, conta 2.429 unidades. Logo abaixo está o Peugeot 308, com apenas 154 veículos emplacados em julho e 1.646 no acumulado.

LEIA MAIS: Novo Hyundai i30 faz últimos testes antes da estreia

Na última posição está o Hyundai i30 , que emplacou 139 carros no mês e está com 1.620 unidades desde o início de 2016. É uma posição amarga para o hatch médio que já foi líder do segmento na geração anterior. Tem muitos fatores jogando contra: quando foi lançado, usava o mesmo motor 1.6 de 128 cv do HB20 , erro que só foi compensado em parte quase um ano depois, quando trocaram pelo 1.8 de 150 cv. Além disso, o preço mais alto do que os outros hatches, destruindo o sonho de se manter no topo.

Mudanças à vista

Embora agora possa comemorar o bom desempenho, o Ford Focus não vai ter vida mansa. O Volkswagen Golf terá uma nova versão mais em conta, com motor 1.0 turbo, o mesmo que equipa o Up! TSI, e que será apresentado no Salão do Automóvel, em novembro. O Chevrolet Cruze Sport6 está vendendo as últimas unidades, já que a nova geração do hatch também estará no Salão, chegando às lojas em 2017. Até mesmo o i30 irá mudar, com estreia prevista para o Salão de Paris, em outubro.

Veja o ranking de emplacamento dos hatches médios em julho:

Posição Modelo Vendas em julho Acumulado
Ford Focus
630 4.009
Volkswagen Golf 338 4.190
Chevrolet Cruze Sport6 320 2.429
Peugeot 308 154 1.646
Hyundai i30 139 1.620
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.