Mesmo com crescimento do branco, carro preto ainda domina. Veja quais são as cores favoritas no estado e na cidade de São Paulo

O carro preto ainda é preferência no estado de São Paulo, mas as cores prata e branco seguem de perto.
Divulgação
O carro preto ainda é preferência no estado de São Paulo, mas as cores prata e branco seguem de perto.

Podemos até encontrar carros mais coloridos pelas ruas de São Paulo, mas a preferência pelo Preto e Prata continua. Segundo os registros do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), o carro preto ainda é o favorito dos motoristas paulistas, seguido de perto pela cor prata. O branco, que virou tendência mundial e está aos poucos conquistando o gosto do brasileiro, aparece na terceira posição.

Não é à toa que parece que só tem carro preto na rua. São quase 28 milhões de veículos com essa cor, o que equivale a 19,5% de todos os veículos registrados pelo órgão no estado. Na cidade de São Paulo, essa porcentagem sobe para 19,9%. Os automóveis na cor prata estão bem próximos, representando 18,4% em todo o estado e 17,7% na capital. Carros brancos são 17% de todos os veículos do estado e 16,4% da cidade – embora o Detran não diga se esse valor inclui os táxis.

LEIA MAIS: Branco continua sendo a cor de carro mais popular do mundo

O ranking muda na quarta e quinta cor favorita. Os paulistanos preferem mais a cor cinza (13%) do que a vermelha (12%), enquanto o resto do estado coloca o carro vermelho (12,1%) acima do cinza (12%). No resto da lista aparecem a cor azul, representando 8,8% das escolhas; Verde (5,0%); Bege/Marrom (3,0%); Amarelo (1,6%); e outras cores, como roxo, laranja e rosa, que são apenas 1,0% dos veículos registrados.

LEIA MAIS:  Os 10 carros mais roubados em São Paulo no primeiro semestre

O mundo é branco

Apesar das críticas sobre o gosto do brasileiro pelos carros pretos e prata, a escolha dos paulistas não está tão desalinhado assim quando comparado com o resto do mundo. A cor que domina o planeta é o carro branco, representando 35% das escolhas. Seguido pelo carro preto (18%), prata (13%), cinza (10%), vermelho (7%) e azul (6%). As últimas posições mudam bastante, com uma preferência pela cor marrom/bege (6%), outras cores (2%), amarelo/dourado (2%) e, por último, o verde (1%).

De acordo com a empresa especialista em pintura Axalta, os carros brancos vem conquistando cada vez mais a preferência de todos ao redor do mundo. Desde 2011, conseguiu ultrapassar o carro preto e prata, fazendo com que as outras cores recuassem – já são 5 anos na liderança. Para a Axalta, o que ajudou foi a grande variedade de tonalidades da cor branca, como perolizado ou sólido.

                        Estado                           Capital
Posição Cor
% Posição Cor
%
Preto 19,5% Preto 19,9%
Prata 18,4% Prata 17,7%
Branco 17,0% Branco 16,4%
Vermelho 12,1% Cinza 13,0%
Cinza 12,0% Vermelho 12,0%
Azul 8,8% Azul 8,7%
Verde 5,0% Verde 5,3%
Bege 3,0% Bege 3,3%
Amarelo 1,6% Amarelo 1,7%
10º Outros 1,0% 10º Outros 1,1%
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.