Fabricado no Reino Unido, Honda Civic hatchback fica longe do Brasil. Terá motor 1.5 turbo, de 174 cv, do sedã

O Honda Civic hatchback estreia primeiro nos EUA, importado do Reino Unido, e com o mesmo motor 1.5 turbo de 174 cv que o sedã.
Divulgação/Honda
O Honda Civic hatchback estreia primeiro nos EUA, importado do Reino Unido, e com o mesmo motor 1.5 turbo de 174 cv que o sedã.

A Honda revela as primeiras imagens oficiais do Honda Civic hatchback, a versão que é vendida na Europa ao invés do sedã. Cumprindo a promessa feita há algum tempo, o Civic tornou-se um modelo global. O hatchback, antes restrito a alguns mercados, será vendido também em mais países como os Estados Unidos – no entanto, não há planos para o Brasil, onde o segmento dos hatches médios está em declínio.

Como esperado, o Honda Civic hatchback tem um design muito semelhante ao da versão sedã, como acontece com outros modelos como Chevrolet Cruze sedã e hatch. Muda muito na traseira, com um para-choque totalmente redesenhado e que conta com duas enormes saídas de ar e um difusor. Há duas asas traseiras, uma no fim do teto, pouco acima do vidro, e a outra integrada às lanternas traseiras.

LEIA MAIS: Honda Civic topo de linha, ou um dos seus 10 rivais em preço. Veja a comparação

Com vendas dos hatches médios em baixa e representando apenas 2,34% dos emplacamentos no Brasil, o Honda Civic hatchback deve ficar bem longe do país.
Divulgação/Honda
Com vendas dos hatches médios em baixa e representando apenas 2,34% dos emplacamentos no Brasil, o Honda Civic hatchback deve ficar bem longe do país.

Embora não tenham revelado imagens do interior, podemos esperar que o Honda Civic hatchback tenha as mesmas linhas e acabamento que a versão sedã – algo importante, já que o motivo da troca de geração do Civic foi pela má recepção nos EUA, onde reclamavam da cabine com acabamento bem simples. A marca promete que terá espaço interno parecido com o do sedã, embora um pouco menor, de aproximadamente 91 centímetros.

LEIA MAIS: Novo Honda Civic partirá de R$ 87.900. Chega às lojas no fim de agosto

Nos EUA,  a Honda irá apostar apenas no novo motor 1.5 turbo que também equipa o sedã. Irá trabalhar com duas configurações. A básica é a de 174 cv e 22,3 kgfm de torque, que será usada nas versões LX, EX e EX-L. Os modelos topo de linha terão 180 cv e a mesma quantidade de torque do 1.5 turbo. O aumento de potência que vem do sistema de escape modificado e que tem os escapamentos na posição central. A transmissão pode ser a manual de seis marchas, ou o câmbio CVT.

A versão sedã tem seu modelo mais esportivo, o cupê Civic Si . No caso do Honda Civic hatchback, será o Civic Type R , a configuração mais forte possível. Irá contar com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que deve ter, no mínimo, 305 cv de potência, mesmo valor esperado para o Civic Si. Mais difícil de vender e com a barreira da cotação do dólar, o cupê não deve retornar ao Brasil.

No Brasil, só o sedã

O Honda Civic hatchback será vendido primeiro nos EUA, com previsão de chegar às concessionárias em setembro, importado do Reino Unido. Na Inglaterra e em toda a Europa, as vendas devem começar apenas no início de 2017. Por aqui, teremos apenas o sedã, produzido em Sumaré (SP), e que chega às lojas no dia 25 de agosto. O evento de lançamento para a imprensa, com test-drive, será feito dois dias antes, no dia 23 – e iG Carros irá participar.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.