Vídeo mostra feito em modelo com gigantesco motor de 13 litros de cilindrada, capaz de levar o caminhão a mais de 275 km/h

O estilo arrojado do Iron Knight (Cavaleiro de Ferro), o caminhão mais veloz fabricado pela Volvo não deixa dúvidas. Trata-se de um modelo especial. E que acaba de bater dois recordes mundiais de velocidade.

Equipado com um enorme motor de 13 litros de cilindrada (13 vezes maior que um 1.0), de nada menos que 2.433 cv e insanos 611,8 kgfm de torque, o Volvo conseguiu percorrer 500 metros em apenas 13,710 segundos, com uma velocidade média de 131,3 km/h. E na arrancada dos 1.000 metros cravou 21,290 segundos, com média de 168,9 km/h. Dois feitos que irão para o Livro dos Recordes.

LEIA MAIS: Carro mais econômico do mundo bate recorde e faz 11 mil km/l

Quem estava ao volante? O piloto sueco Boije Ovebrink, o mesmo que havia batido recorde um outro caminhão da Volvo, o Mean Green, com propulsão híbrida. Ele teve que completar duas passagens para cada distância, sendo a segunda no sentido oposto da primeira para compensar a influência dos ventos laterais, que contam bastante em um veículo com uma grande área frontal como a do Iron Knight.

A engenharia por trás do recorde

Volvo
Divulgação
Volvo "The Iron Knight", o caminhão recordista de velocidade

Para chegar a esses números astronômicos, prepararam uma série de detalhes de engenharia como a dupla embreagem reforçada I-Shift e os quatro turbos do sistema de sobrealimentação para chegar a uma relação peso-potência de apenas 1,84 kg/cv, de dar inveja a muito supercarro.  Também providenciaram uma carroceria de fibra de vidro para tornar o caminhão recordista o mais leve posssível. E não se esqueceram de incluir freios com discos feitos de aço sinterizado, o mesmo usado nos ressaltos dos comandos de válvulas. 

L EIA MAIS: Venom GT Spyder atinge 427,35 e bate recorde de velocidade

A parte aerodinâmica também foi importante para atingir quase 300 km/h de máxima em um veículo que pesa 4,5 toneladas. Entradas de ar nas extremidadades do para-choque ajudam a criar uma pressão capaz de estabilizar o brutamontes, que ainda vem com suspensão rebaixada e com calibração específica. 

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo), esteve presente no registro do recorde e  está fazendo a revisão dos números obtidos pelo Volvo Iron Knight na pista. Entretanto, a aprovação do recorde trata-se de uma simples questão burocrática e deverá ser oficializado pela FIA em breve.  Confira abaixo o video do recorde sendo batido. 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.