Procurando, é possível encontrar um SUV seminovo pelo preço de um popular. Confira cinco boas escolhas de utilitários por até R$ 45 mil

Há quem não goste, mas os utilitários esportivos vieram para ficar. O SUVs quase mataram as peruas e vêm crescendo cada vez mais, com a chegada de mais modelos de todos os tamanhos e em várias faixas de preço. O problema é que, para quem não tem muito dinheiro, é difícil comprar um SUV novo, já que mesmo os mais em conta estão acima dos R$ 60 mil, valor bem acima de um carro popular.

O jeito para quem quer um SUV é partir para os usados. Procurando bem, é possível encontrar boas ofertas bem abaixo do valor de tabela de um veículo novo. Além disso, pode vir bem mais completo, em uma configuração acima. Então a reportagem de iG Carros foi atrás de cinco escolhas de utilitários por até R$ 45 mil e com até 3 anos de uso, fabricados entre 2013 e 2015. O valor foi escolhido para ficar mais acessível e ampliar a quantidade de ofertas.

LEIA MAIS: Veja 10 novos SUVs que vão ser mostrados no Salão do Automóvel 

Ford EcoSport

O Ford EcoSport pode não ser mais o SUV mais vendido do país, mas ainda prova suas qualidades ocupando a terceira colocação.
Divulgação
O Ford EcoSport pode não ser mais o SUV mais vendido do país, mas ainda prova suas qualidades ocupando a terceira colocação.

O SUV que foi símbolo do segmento durante anos, o Ford EcoSport hoje em dia é vendido a partir de R$ 69.800, na versão 1.6 SE. Nas revendas, é possível encontrar o Eco na configuração 1.6 Freestyle 2013 por, em média, R$ 43 mil, equipado com ar-condicionado, rádio com mp3, computador de bordo, sensor de estacionamento e controle de tração. Se o modelo for anterior a 2015 e com câmbio manual de cinco marchas, será equipado com o 1.6 Sigma de 115 cv e 15,9 kgfm de torque, com etanol. Até dá para encontrar com o câmbio automatizado PowerShift, mas exige um certo esforço.

Hyundai Tucson

Quase ancião, o Hyundai Tucson é um SUV veterano que está prestes a sair de linha, para dar lugar ao futuro ix25.
Divulgação
Quase ancião, o Hyundai Tucson é um SUV veterano que está prestes a sair de linha, para dar lugar ao futuro ix25.

Não só é o SUV mais antigo ainda à venda no Brasil, como é um dos carros a mais tempo em produção por aqui. O Hyundai Tucson já está com os dias contados, para dar espaço ao futuro Hyundai ix25. Por cerca de R$ 44 mil, é possível encontrar o SUV com motor 2.0 na versão GLS, com central multimídia equipada com GPS e câmera de ré, retrovisores elétricos rebatíveis, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado digital e bancos de couro. Essa versão usa o motor 2.0 de 146 cv e 19,6 kgfm, com etanol, e câmbio automático de quatro marchas.

Lifan X60

A Lifan preferiu apostar no segmento dos SUVs com o X60 e deu certo, é o chinês que mais vende no Brasil.
Divulgação
A Lifan preferiu apostar no segmento dos SUVs com o X60 e deu certo, é o chinês que mais vende no Brasil.

O chinês mais vendido do país, o Lifan X60 aposta em ser um SUV bem completo, um pouco maior e com preço competitivo. Enquanto o veículo novo sai por R$ 61.990, é possível encontrar o utilitário por R$ 41 mil, uma diferença de R$ 20 mil. Como é vendido em apenas duas versões e a configuração mais cara adiciona apenas teto-solar e rodas 18” de liga leve, o carro vem bem equipado. Conta com volante multifuncional com ajuste de altura, central multimídia com GPS e câmera de ré, sensor de estacionamento, travas ISOFIX para cadeirinhas infantis, vidros elétricos nas quatro portas e ar-condicionado.

LEIA MAIS: LIfan tem mais três SUVs na manga para o Brasil

Mitsubishi Pajero TR4

O Mitsubishi Pajero TR4 saiu de linha em 2015, mas ainda assim é uma boa escolha para quem quer um SUV que aguente os buracos do dia-a-dia.
Divulgação/Mitsubishi
O Mitsubishi Pajero TR4 saiu de linha em 2015, mas ainda assim é uma boa escolha para quem quer um SUV que aguente os buracos do dia-a-dia.

O único SUV da lista que já saiu de linha, o Mitsubishi Pajero TR4 é um carro feito para andar na lama e que acabou transformado em urbano com a versão 4x2. É um utilitário mais robusto, bom para andar em vias esburacadas. O lado ruim é que tem pouco espaço interno e é mais simples do que a concorrência. É possível encontrar modelos por cerca de R$ 45 mil, sempre com o motor 2.0 de 140 cv e 22 kgfm de torque, com etanol, e câmbio manual de cinco marchas. Essa versão 4x2 vem com ar-condicionado, computador de bordo, rodas de liga leve, travas e vidros elétricos e bancos de couro.

Renault Duster

Para quem quer um SUV com bastante espaço, o Renault Duster pode ser bem atraente.
divulgação/Renault
Para quem quer um SUV com bastante espaço, o Renault Duster pode ser bem atraente.

O Renault Duster é o SUV mais fácil de encontrar por aí, em várias versões diferentes, desde a mais básica 1.6 Expression 4x2 até configurações mais completas, como a 2.0 Dynamique 4x4 ou 2.0 TechRoad 4x2. O preço também varia, desde R$ 38 mil até R$ 45 mil. Com calma, pode-se encontrar uma versão como a 2.0 TechRoad 4x2 com câmbio automático, série especial baseada na configuração topo de linha Dynamique, mas com detalhes exclusivos de design e a central multimídia Media Nav com GPS e tela sensível ao toque, de 7 polegadas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.