De janeiro até agosto, Ford Focus emplacou 4.748 unidades. Ex-líder, Golf soma 4.469 unidades desde o início do ano

Agora líder do segmento, Ford Focus fica mais caro na linha 2017, partindo de R$ 74.590 na versão hatch e R$ 82.690 no modelo sedã
Divulgação
Agora líder do segmento, Ford Focus fica mais caro na linha 2017, partindo de R$ 74.590 na versão hatch e R$ 82.690 no modelo sedã

O mês passado já indicava que era questão de tempo para o Volkswagen Golf perder a liderança do segmento dos hatchbacks médios. E aconteceu. O Ford Focus, enfim, conseguiu superar o rival e alcançar a primeira colocação, aproveitando a baixa nas vendas do hatch da Volkswagen. A vida não será tão fácil, já que a marca aproveitou a linha 2017 para aumentar os preços do Focus, agora equipado com a central multimídia Sync 3.

A diferença entre os dois é bem pequena. O Ford Focus contabiliza 4.748 unidades no acumulado, enquanto o Volkswagen Golf conta com 4.469 veículos. O que pode dar esperanças para a Ford é que o Focus emplacou 739 unidades em agosto, mais do que o dobro das 279 unidades do Golf . É o segundo mês seguido em que a diferença é grande. Em julho, o hatch da Ford vendeu 630 veículos, enquanto o Golf conseguiu 338 unidades.

LEIA MAIS: Ford Focus 2017 estreia central multimídia Sync 3 no Brasil

Na terceira colocação está o Chevrolet Cruze Sport6 . Em seus momentos finais, as promoções da General Motors estão ajudando a vender as últimas unidades, que vem mantendo uma média de 330 unidades por mês. Ainda assim, no acumulado, conta 2.769 unidades. A marca não se preocupa em brigar pela liderança agora, já que o novo Cruze hatchback será apresentado no Salão do Automóvel, em novembro, e chega às lojas no início de 2017.

Logo em seguida vem o Peugeot 308 , com um leve aumento nas vendas, contando 166 emplacamentos. Ainda está bem abaixo dos demais no acumulado, com 1.812 unidades. Está cada vez menos competitivo, já que o 308 vendido no Brasil ainda é da primeira geração, enquanto o modelo na Europa está na segunda geração e deve receber um facelift em breve. O último da tabela é o Hyundai i30 , com 1.715 unidades.

Focus mais caro

Conforme a marca já havia anunciado, o Ford Focus passa a contar com a central multimídia Sync 3, que possui integração com celulares Android e iOS, além de ser bem mais rápido e utilizar uma tela sensível ao toque de oito polegadas. O sistema conta com uma série de aplicativos, como Banco 24 Horas, Sem Parar, Spotify, entre outros, já adaptados para uso no Brasil.

LEIA MAIS: Ford Focus RS: seus 600 cv o levam de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos

O lado ruim é que isso encareceu os preços do Focus. O menor acréscimo foi de R$ 2.100, pela versão hatchback SE 1.6 com câmbio manual, agora custando R$ 74.590. No caso do sedã Fastback, o menor aumento foi de R$ 2.300, elevando os preços da configuração SE 2.0 AT para R$ 82.690. A versão Titanium 2.0 AT teve o maior reajuste, com acréscimo de R$ 6.000 tanto no hatch quanto no sedã, custando R$ 101.290 nas duas carrocerias. O modelo topo de linha Titanium 2.0 AT passa a custar R$ 107.390.

Confira os preços da linha 2017 do Ford Focus:

Ford Focus hatchback

Modelo

Preço novo

Preço anterior

Diferença

SE 1.6

R$ 74.590

R$ 72.490

R$ 2.100

SE Plus 1.6

R$ 83.490

R$ 78.490

R$ 5.000

SE Plus 2.0 AT

R$ 91.990

R$ 86.890

R$ 5.100

Titanium 2.0 AT

R$ 101.290

R$ 95.290

R$ 6.000

Titanium Plus 2.0 AT

R$ 107.390

R$ 104.590

R$ 2.800


Ford Focus Fastback

Modelo

Preço novo

Preço anterior

Diferença

SE 2.0 AT

R$ 82.690

R$ 80.390

R$ 2.300

SE Plus 2.0 AT

R$ 91.990

R$ 86.890

R$ 5.100

Titanium 2.0 AT

R$ 101.290

R$ 95.290

R$ 6.000

Titanium Plus 2.0 AT

R$ 107.390

R$ 104.590

R$ 2.800


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.