Acabou a lenda que carros turbo consomem mais combustível. Veja quais são os carros turbo mais econômicos segundo o Inmetro

Antigamente, carros turbo eram sinônimos de veículos rápidos, mas que bebiam muito combustível, lenda que nasceu com o Fiat Tempra Turbo,   em 1994, e ganhou mais força com o Marea Turbo, entre os modelos feitos em série. Mas, antes disso, estavam na moda oficinas que turbinavam carros aspirados .   Hoje carro turbo é sinônimo de eficiência, na maior parte das vezes. Basta uma olhada no ranking de eficiência energética do Inmetro para constatar que os motores turbo tem um rendimento muito bom e estão entre os que menos bebem no Brasil, com exceção dos híbridos e alguns modelos específicos.

Por isso, vamos falar quais são os carros turbo mais econômicos a venda no Brasil. Iremos deixar de lado carros a diesel, já que o consumo deles é menor e os utilitários se aproveitam de uma brecha na legislação. A base do ranking é a média obtida com gasolina por dois motivos: Rende mais em quilometragem e, se usássemos etanol, acabaríamos excluindo modelos que não são flex, como o Ford Fiesta EcoBoost.

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1 - Volkswagen Up! TSI - 16,1 km/l

O Volkswagen Up! TSI é o exemplo de carros turbo podem ter bom desempenho e consumir pouco combustível.
Divulgação
O Volkswagen Up! TSI é o exemplo de carros turbo podem ter bom desempenho e consumir pouco combustível.

O Volkswagen Up! TSI não é apenas um dos carros turbo mais econômicos, como também é um dos veículos em geral. Só perde para os híbridos e para os motores 1.2 do Grupo PSA (que equipa Peugeot 208 e Citroën C3 ). O motor 1.0 TSI de 105 cv é um dos mais modernos da Volkswagen , com injeção direta – tanto que a marca o aproveitou na nova versão do Golf.  Os preços partem de R$ 48.470.

           Gas olina

               Etano l

  Cida de

    Estra da

    Cida de

    Estra da

  13,1 km/l

   16,1 km/l

  9,6 km/l

   11,1 km/l

2 - Ford Fiesta 1.0 EcoBoost - 15,3 km/l

Se tivesse câmbio manual, o Ford Fiesta 1.0 EcoBoost teria mais chances de ser o mais econômico entre os carros turbo.
Divulgação/Ford
Se tivesse câmbio manual, o Ford Fiesta 1.0 EcoBoost teria mais chances de ser o mais econômico entre os carros turbo.

Vendido por R$ 71.990, o preço do Ford Fiesta 1.0 EcoBoost assusta. É o preço por usar o melhor motor da marca, importado da Romênia. Sua tecnologia foi o exemplo para todos os motores de três cilindros da atualidade, ganhando diversos prêmios. No Fiesta, está configurado para gerar 125 cv. Poderia ser mais econômico se tivesse uma versão com câmbio manual, ao invés de usar apenas a transmissão automatizada PowerShift.

                        Gasolin a

  Ci dade

    Estrad a

  12,2 km/l

   15,3 km/l

3 - Audi A1 Sportback 1.4 - 15,2 km/l

Com o motor 1.4 FSI, o Audi A1 Sport é um turbo bem divertido de dirigir.
Divulgação
Com o motor 1.4 FSI, o Audi A1 Sport é um turbo bem divertido de dirigir.

O motor 1.4 TFSI do grupo Volkswagen é muito eficiente. Quando equipa o A1 Sportback , ganha ainda mais em economia, por ser menor, mais leve e pela adição do sistema Start/Stop, que desliga o motor quando o carro está parado no trânsito. Gera os mesmos 125 cv que seus rivais em economia, com a diferença de que é um carro premium acima dos R$ 100 mil.

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                        Gaso lina

  Cid ade

    Est rada

  12,6 km/l

   15,2 km/l

4 - Hyundai HB20S Turbo - 15,2 km/l

Sem injeção direta, o motor 1.0 turbo do Hyundai HB20S ganha apenas em economia de combustível.
Divulgação/Hyundai Motor Brasil
Sem injeção direta, o motor 1.0 turbo do Hyundai HB20S ganha apenas em economia de combustível.

Na contramão do segmento, a Hyundai preferiu apenas colocar um turbo em seu motor 1.0 de três cilindros. Ganharam apenas em consumo, já que o desempenho é pouca coisa melhor do que a versão aspirada – a concorrência usa motores com injeção direta, enquanto o motor da Hyundai tem injeção eletrônica convencional. Se sai melhor do que o hatch HB20 por conta de sua aerodinâmica. A configuração mais barata com o motor turbo custa R$ 52.635.

           Gasol ina

               Etan ol

  Cida de

    Es trada

    Cida de

    Estra da

  11,9 km/l

   15,2 km/l

  8,4 km/l

   10,5 km/l

5 - Honda Civic Touring 1.5 - 14,6 km/l

O motor 1.5 turbo só está disponível na versão mais cara do Honda Civic, por R$ 124.990.
Divulgação
O motor 1.5 turbo só está disponível na versão mais cara do Honda Civic, por R$ 124.990.

A principal novidade mecânica do novo Honda Civic é o motor 1.5 turbo de 173 cv. Aliado ao câmbio CVT, ficou tão econômico que é o primeiro sedã médio a aparecer na lista. Até tem uma pegada esportiva, mas acaba anestesiada pelo CVT. O lado ruim é ter que pagar R$ 124.990 nessa versão, mesmo sendo a mais completa da linha.

                        Gaso lina

  Cida de

    Estra da

  12 km/l

   14,6 km/l

6 - Citroën DS3 - 14,4 km/l

Para quem quer um hot hatch, o Citroën DS3 é uma boa pedida. Esperto, com um belo design e muito eficiente.
Divulgação
Para quem quer um hot hatch, o Citroën DS3 é uma boa pedida. Esperto, com um belo design e muito eficiente.

Dentro do Grupo PSA existe um ótimo motor turbo, o 1.6 THP Prince, desenvolvido em parceria com a BMW. É tão bom que a PSA usa sempre que pode, desde o compacto 208 ao crossover 2008 . A melhor opção para quem quer economizar combustível aparece no hot hatch DS3 , mesmo com sua vocação mais esportiva. Conta com 165 cv e é combinado ao câmbio manual de seis marchas. Só vai assustar pelos salgados R$ 92.990 cobrados.

                             Gas olina

  Cidad e

    Estrad a

  11,3 km/l

   14,4 km/l

7- Volkswagen Golf 1.0 TSI - 14,3 km/l

Esqueça o motor 1.6, o Volkswagen Golf 1.0 TSI é a verdadeira versão de entrada do hatch médio, por R$ 74.990.
Divulgação/Volkswagen
Esqueça o motor 1.6, o Volkswagen Golf 1.0 TSI é a verdadeira versão de entrada do hatch médio, por R$ 74.990.

Embora ainda insista na versão 1.6, o Golf de entrada de verdade é o modelo equipado com o 1.0 TSI. Recebeu diversas mudanças em relação ao Up! , para ter torque o suficiente para não deixar o hatch médio na mão durante as acelerações. Evitaram o erro da Ford , oferecendo o Golf 1.0 TS i com câmbio manual. Difícil vai ser o público aceitar um carro 1.0 por R$ 74.990.

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           Gas olina

               Eta nol

  Cida de

    Estr ada

    Cida de

    Estr ada

  11,9 km/l

   14,3 km/l

  8,4 km/l

   10,1 km/l

8 - Hyundai HB20 Turbo - 14,3 km/l

Por focar mais no rendimento, os motores turbo do Hyundai HB20 estão posicionados como a opção intermediária.
Divulgação/Hyundai Motor Brasil
Por focar mais no rendimento, os motores turbo do Hyundai HB20 estão posicionados como a opção intermediária.

Já contamos que o motor 1.0 turbo da Hyundai não é dos melhores em desempenho, pela falta de injeção direta. Compensa com um bom valor de economia de combustível, mesmo na versão hatchback. Como está posicionado como a opção intermediária na gama (a partir de R$ 48.855), torna-se uma escolha bem racional para quem faz questão de ter um HB20 e não está a fim de parar muito para abastecer.

           Gasol ina

               Et anol

  Cid ade

    Es trada

    Cid ade

    Estr ada

  11,6 km/l

   14,3 km/l

  8,2 km/l

   10,1 km/l

9 - Audi A3 Sedan 1.4 - 14,2 km/l

A versão de entrada do Audi A3 Sedan conta com o econômico motor 1.4 de 150 cv
Divulgação
A versão de entrada do Audi A3 Sedan conta com o econômico motor 1.4 de 150 cv

O Audi mais vendido do Brasil é também um dos mais econômicos. Com o mesmo 1.4 FSI usado no A1 , mas configurado para entregar 150 cv de potência. Isso dá mais pique para o sedã, enquanto mantém um bom rendimento, tanto com gasolina quanto com etanol, mesmo utilizando apenas o câmbio automático de seis marchas. Custa R$ 106.990.

           Gasolina

               Etanol

  Cid ade

    Estr ada

    Cidade

    Estr ada

  11,7 km/l

   14,2 km/l

  7,8 km/l

   9,9 km/l

10 - Chevrolet Cruze 1.4 Turbo - 14 km/l

O Chevrolet Cruze conta com o motor 1.4 turbo em todas as versões, com foco na economia.
Divulgação/General Motors
O Chevrolet Cruze conta com o motor 1.4 turbo em todas as versões, com foco na economia.

A segunda geração do Cruze veio com motor 1.4 turbo de 153 cv, com foco maior em conforto do que em esportividade. Não significa que não seja rápido, acelerando de 0 a 100 km/h em 9 segundos. Mas fica interessante mesmo pelo baixo consumo, superando muitos rivais do segmento dos sedãs médios. Tudo bem, o Civic 1.5 é mais econômico, mas a Chevrolet tem o argumento do preço, já que parte de R$ 89.990.

           Gasol ina

               Etan ol

  Cida de

    Estra da

    Cid ade

    E strada

  11,2 km/l

   14 km/l

  7,6 km/l

   9,6 km/l

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