Protótipo da versão esportiva adianta design final. Vem com motor 1.5 turbo. Veja as primeiras imagens oficiais do Civic Si, que pode chegar ao Brasil

A 10ª geração do Honda Civic Si terá motor 1.5 turbo, que deve gerar cerca de 220 cv.
Divulgação/Honda
A 10ª geração do Honda Civic Si terá motor 1.5 turbo, que deve gerar cerca de 220 cv.

Após muita espera, a Honda finalmente mostra pela primeira vez o novo  Civic Si , versão esportiva do modelo médio. Previsto para 2017 nos EUA, o carro será oferecido como um esportivo de entrada, já que o Civic Type-R ocupará o topo da gama e, pela primeira vez, será vendido também no ocidente. No Brasil, fontes ligadas à marca dizem que estudam a possibilidade de importação da versão de produção do Si, que foi vendido no País desde o lançamento da oitava geração,  em meados de 2006. 

LEIA MAIS: Honda Civic topo de linha, ou um dos ser rivais em preço? Veja no comparativo

Fabricado com a mesma base da versão civil do sedã, o Civic Si manterá o motor 1.5 turbo. Terá uma configuração diferente, subindo a potência dos 173 cv e 24,5 kgfm atuais para cerca de 220 cavalos – o Si da geração anterior contava com um 2.4, aspirado, de 206 cv. Pode gerar mais, para não ficar tão distante dos possíveis 340 cv do novo Type-R . Como a proposta é esportiva, terá apenas câmbio manual, de seis marchas.

A expectativa o desempenho do Si ficou ainda maior com a declaração do vice-presidente da Honda EUA, Jeff Conrad, de que este será “sem dúvida, o mais rápido e melhor Civic Si já oferecido”. Considerando que a geração anterior acelerava de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos e o Civic Touring leva menos do que isso, podemos esperar por uma aceleração abaixo dos 7 segundos.

LEIA MAIS: Honda Civic Touring vale mesmo R$ 124.900? Confira na avaliação

Protótipo ou série?

A Honda diz que esse modelo apresentado é apenas um protótipo, mas seu design está bem próximo da versão de produção. Conta com um para-choque dianteiro bem agressivo, com grandes entradas de ar em volta das luzes de neblina e abaixo da grade frontal, além de um difusor. A traseira tem um aerofólio fixo e escapamento central. As rodas de liga leve calçam pneus 235/35 R19.

LEIA MAIS: Honda Civic Sport. Saiba como anda a versão mais simples e divertida

Do lado de dentro do Civic Si, temos um estilo bem semelhante às demais versões do Civic.  As principais diferenças ficam por conta do uso da cor vermelha nos tapetes e na costura dos bancos. Até mesmo o botão de partida do motor brilha na cor avermelhada. Além disso, há mais detalhes que não podem faltar em um esportivo, como os pedais de alumínio e bancos com largos apoios laterais. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.