Tradicional estudo da fabricante de tintas PPG aponta que o branco dispara como a cor de carro favorita dos consumidores

Conforme a pesquisa da PPG, entre todas as cores, o branco tem a preferência da América do Sul
Divulgação
Conforme a pesquisa da PPG, entre todas as cores, o branco tem a preferência da América do Sul

Entre todas as cores , quem acha que preto e prata dominam a preferência de quem compra carro no Brasil e em toda a América do Sul está enganado.  Conforme a pesquisa de mercado feita todos os anos pela PPG, renomada fabricante de tintas e revestimentos,  o branco quase triplicou em participação nas vendas em menos de uma década. Passou de 13% em 2009 para 37% atualmente, ocupando a primeira posição no ranking das cores mais procuradas na hora da compra do carro novo.

LEIA MAIS: Preto e prata são as cores favoritas dos motoristas paulistas

Aliás, ainda de acordo com o estudo da PPG, a maioria dos compradores de carros vai continuar a escolher cores neutras no futuro, o que vai levar as fabricantes a adotarem esse tipo de tonalidade nos próximos lançamentos. Portanto, seguindo a preferência pelo branco, a indústria automotiva tem desenvolvido variações dessa cor para carros de todas as categorias, desde os populares mais em conta até os superesportivos.

Conforme o Diretor do Laboratório Automotivo OEM da PPG, Alex Amorim, “pela alta demanda dos últimos anos, o mercado desenvolveu variações de brancos. O mais sofisticado é o branco perolizado, que é mais difícil de produzir e possui um valor maior. O mais vendido é o branco liso tradicional”, afirma o executivo. Ainda de acordo com Amorim, outra novidade foi o desenvolvimento de um branco liso um pouco mais escuro e amarelado, chamado de off white. Esse diferencial apresentado pelas montadoras conquistou o consumidor brasileiro

Depois do branco, quais cores vêm em seguida?

Com a disparada do branco, o segundo lugar no ranking da preferência das cores fica com o prata, com 29% da procura. De acordo com o relatório anual da Axalta Coating Systems, fornecedora de revestimentos líquidos e em pó, a cor prata se estabilizou depois de ter diminuído durante os últimos quatro anos e se manteve em 13%.

LEIA MAIS:  Veja o ranking dos 10 carros mais roubados em São Paulo no primeiro semestre

Em terceiro lugar fica o preto (12%). Em quarto o cinza (10%) e e quinto lugar o vermelho (8%). Conforme Nancy Lockhard, gerente de marketing para cor da Axalta Coating Systems, fornecedora de revestimentos líquidos e em pó, o vermelho subiu 10% no mercado da América do Sul, enquanto os azuis de tom médio são importantes na Europa e os azuis brilhantes têm ganhado popularidade na América do Norte.

Tendência mundial

Os resultados da América do Sul se parecem muito com a percepção mundial na escolha de cores automotivas. Segundo o estudo da PPG, a cor branca também se mantém como a mais popular entre os veículos globais, com 38%. No ano anterior, por exemplo, este índice era de 35%. Na segunda colocação no ranking mundial de cores preferidas está a preta, com 16% de procura. Em seguida, aparecem a prata e a cinza, com 12% e 10%, respectivamente. As quatro pinturas, somadas, representam 75% dos carros produzidos em 2016, de acordo com os dados da pesquisa.

LEIA MAIS: Depreciacão: o que pode fazer seu carro valer menos na hora da revenda

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.