Em testes na Europa, esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. No Brasil, a Volkswagen vai lançar o Gol GTI, no final de 2017

Apresentado em 2011, o Up! GT Concept já antecipava o Volkswagen Up! GTi. Levou 7 anos, mas saiu do papel, com motor 1.0 turbo de 115 cv.
Divulgação/Volkswagen
Apresentado em 2011, o Up! GT Concept já antecipava o Volkswagen Up! GTi. Levou 7 anos, mas saiu do papel, com motor 1.0 turbo de 115 cv.

A Volkswagen quer deixar o Up! mais divertido de dirigir e como um esportivo de entrada. A versão GTI foi confirmada pela marca e, inclusive, levaram os jornalistas da revista britânica Autocar  para andar em um protótipo do subcompacto. A diferença do GTI  para a versão TSI está na potência do motor 1.0 turbo, que sobe de 90 cv para 115 cv (o modelo europeu gera menos potência do que os 104 cv do brasileiro).

LEIA MAIS: Volkswagen Gol GTI chega no final de 2017 com motor 1.0 turbo

Apresentado pela primeira vez há cinco anos, em 2011, no Salão de Frankfurt (Alemanha), na forma do conceito Up! GT, o Volkswagen Up! GTi já estava confirmado desde aquela época, mas o desenvolvimento aconteceu com muita calma. O modelo está previsto para chegar às concessionárias na Europa apenas no início de 2018 e passa pelos últimos testes na África do Sul, onde passa por provas de durabilidade e se o ar-condicionado aguenta o calor da região.

Quem andou no Volkswagen Up! TSI sabe que ele pode andar bem, graças à relação peso-potência de 9,05 kg por cv e o peso-torque de 56,6 kg por kgfm. Ou seja, como tem pouca massa, precisa de menos força para se mover. O Up! GTi aposta em melhorar esse desempenho. Com 115 cv e 1.020 kg, essa versão terá 8,86 kg por cv de peso-potência, consideravelmente melhor do que o Up! TSI – o torque ainda não foi divulgado, mas podemos esperar por mais força.

LEIA MAIS: Volkswagen Gol GT Concept é sonho de versão esportiva do compacto

O resultado é que o Up! GTi acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, 0,4 segundo a menos do que o Up! TSI. A diferença é muito maior comparado ao Golf 1.0 TSI , que leva 9,7 s para alcançar os 100 km/h.  O pequeno Up! europeu ganhou câmbio manual de seis marchas, uma a mais que que TSI vendido no Brasil. E por que não o de 125 cv usado no Golf ? A Volkswagen diz que 115 cv tem o equilíbrio ideal entre potência, torque e resposta.

Já falam sobre preços para o pequeno esportivo. Os rumores apontam que deve custar 15 mil libras, o equivalente a R$ 62,7 mil. É um valor bem salgado, ainda mais considerando que o Up! TSI na versão mais equipada disponível na Europa custa 12 mil libras,  o que dá cerca de R$ 50,4 mil, pouca coisa abaixo dos R$ 54.863 do High Up! TSI vendido no Brasil.

Gol GTi para o Brasil

Gostou da ideia do Volkswagen Up! GTi ? Não espere por ele tão cedo. O foco da Volkswagen para o Brasil é lançar outro esportivo: o Gol GTi . Como já adiantado por iG Carros , o sucesso do conceito Gol GT no Salão do Automóvel de 2016 motivou a marca a iniciar o desenvolvimento de uma versão de produção, com motor 1.0 TSI, de 125 cv ,e que chega às concessionárias apenas em meados de 2017, como edição especial de despedida da atual geração do Gol.

LEIA MAIS: Golf 1.0 TSI oferece esportividade e desempenho a partir de R$ 74.990

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.