Manter os pneus alinhados corretamente ajuda a diminuir o desgaste, aumentando a vida útil e evitando situações perigosas

O alinhamento de carros é de extrema importância para a segurança do veículo e ajuda a diminuir o desgaste dos pneus.
Divulgação
O alinhamento de carros é de extrema importância para a segurança do veículo e ajuda a diminuir o desgaste dos pneus.

As fabricantes de veículos recomendam revisões periódicas para checagem de problemas e, entre outras coisas, fazer o alinhamento de carros. O processo visa regular os ângulos de direção e suspensão do veículo para melhorar o desempenho e aumentar a segurança dos ocupantes.

LEIA MAIS: Veja 5 reparos no carro que ajudam a economizar combustível

Antes de levar o veículo até a oficina mecânica, é importante que você entenda como funciona e para que serve o alinhamento de carros . É comum que o serviço seja confundido com balanceamento, mas são duas coisas completamente distintas e que visam objetivos diferentes, apesar de, normalmente, serem feitas ao mesmo tempo.

Para que serve o alinhamento de carros

Também chamado de alinhamento de rodas, o processo, recomendado a cada 700 quilômetros, serve para ajustar o ângulo das rodas e mantê-las perpendiculares ao solo e paralelas entre si. São revisados três ângulos:

·         Divergência ou convergência: a inclinação dos pneus no eixo horizontal;

·         Câmber: a inclinação dos pneus no eixo vertical;

·         Cáster: a inclinação do pino mestre quanto à suspensão.

O objetivo dessa revisão é minimizar o desgaste dos pneus e melhorar o desempenho do veículo, já que a mesma é prejudicada quando as rodas apresentam irregularidades. Um alinhamento de carros bem feito elimina os riscos à segurança e beneficia o equilíbrio e desempenho do veículo.

LEIA MAIS: Confira 10 dicas para pegar a estrada com segurança nas férias

É comum que o alinhamento de pneus seja confundido com o balanceamento por quem não é familiar aos termos. Embora o balanceamento também diga respeito às rodas do carro ele tem como objetivo melhorar a estabilidade e desempenho do carro equilibrando as rodas, pneus e válvulas.

Sinais de que é preciso fazer o alinhamento

É recomendado ao motorista que cheque constantemente as rodas do carro para garantir que as mesmas não estão irregulares. O ideal, porém, é levar o veículo periodicamente para revisão, já que quando os sinais de irregularidade estiverem visíveis é possível que não haja mais conserto. Você pode conferir, no manual do seu veículo, quando é recomendado que seja feito o alinhamento.

Vale ficar atento às seguintes situações, que podem provocar o desalinhamento das rodas:

·         Substituição dos pneus do carro;

·         Forte impacto após passar por buracos, pedras e objetos;

·         Substituição de elementos da suspensão ou direção do veículo;

·         Após subir na guia de forma brusca ou realizar manobras com frequência no meio fio;

·         Virar o volante do carro com o mesmo parado;

·         Verificar que a calibragem dos pneus está irregular.

LEIA MAIS: Aprenda os principais cuidados com os pneus de seu carro

O alinhamento de carros garante mais economia, já que será desnecessário trocar constantemente os pneus por conta de desgastes e o atrito entre pneu e solo será menor, fazendo com que o motorista gaste menos combustível. Além disso, o conforto é maior por conta da menor resistência dos rolamentos, que deixam a direção mais leve e segura. O processo é simples e executado em cerca de 30 minutos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.