Fique de olho na troca de óleo do motor do seu carro. Confira as seis dicas para não se perder quando for fazer a troca de óleo

Saber o momento exato da troca de óleo não tem segredo. Basta seguir a indicação do manual e medir o nível no momento certo.
Divulgação
Saber o momento exato da troca de óleo não tem segredo. Basta seguir a indicação do manual e medir o nível no momento certo.

A troca de óleo é, provavelmente, um dos assuntos que causam mais dúvidas em donos de carros, principalmente se este for o seu primeiro veículo. Existem muitas marcas, especificações, produtos com ou sem aditivo, etc.

LEIA MAIS: Guia básico de como fazer a revisão de seu carro

Pensando nisso, preparamos respostas para todas as perguntas básicas que você deve estar se fazendo sobre a troca de óleo do seu carro.

Quando trocar o óleo do meu carro?

Este período varia muito entre cada modelo de carro, mas você encontra a informação precisa sobre o seu carro no manual do veículo. Via de regra, recomenda-se que a troca de óleo seja feita a cada 10.000 ou 15.000 quilômetros rodados.

Tem como eu saber quando é hora de trocar o óleo?

Sim. Primeiramente, o carro precisa estar estacionado em local plano e com o motor frio. A vareta de medição de óleo geralmente fica ao lado esquerdo do motor, indicada por uma tampa vermelha, laranja ou amarela.

Puxe a vareta e você perceberá que existem duas marcas nela; a de nível mínimo de óleo e a de nível máximo. É ideal que a vareta esteja com óleo entre essas duas marcações e, caso esteja abaixo da marcação de nível mínimo, é hora de trocar.

LEIA MAIS: Carro parado na garagem por muito tempo? Saiba como cuidar dele

Óleo escuro é indicativo para trocar?

Não. A cor escura somente indica que o óleo está cumprindo com o papel de limpar as peças do seu veículo. Textura fina também não significa que trocar o óleo do carro seja necessário, por isso não acredite caso digam a você em um posto de gasolina que seu óleo precisa ser trocado. A textura do óleo está fina no posto somente por conta do aquecimento do motor.

Qual óleo usar? Aditivos valem a pena?

Seu motor foi desenvolvido para utilizar um óleo específico, por isso siga a indicação de óleo presente no manual do veículo. Aditivos não valem a pena caso você esteja utilizando um óleo original e de alta qualidade.

Qual é o preço da troca de óleo?

Cerca de 7 litros de óleo são trocados por vez, o que acaba acarretando em um custo mais alto e faz com que muitos proprietários de veículos optem por lubrificantes mais caros. Cuidado com isso. O óleo serve para lubrificar as peças do carro e mantê-las em bom funcionamento, um lubrificante mais em conta pode não realizar bem o trabalho e gerar um custo ainda maior a você mais para frente.

LEIA MAIS: Alagou? Veja como não deixar o carro boiando na enchente

Onde trocar óleo do carro?

Encontre um profissional de confiança que se preocupe em perguntar qual o óleo indicado para o seu veículo. Em postos de gasolina, geralmente, isto não acontece, por isso tenha atenção. Importante: lembre-se que trocar o filtro do carro também é necessário.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.