Não fique sem saber o que fazer quando a luz do painel do carro acende. Entenda o que significa cada símbolo da luz do painel do carro

Cada luz do painel de carro é um aviso da situação mecânica do veículo, de acordo com a cor do símbolo.
Divulgação
Cada luz do painel de carro é um aviso da situação mecânica do veículo, de acordo com a cor do símbolo.

Você sabia que a cor vermelha na luz do painel de carro pode indicar um problema grave no seu veículo? As luzes do painel podem variar entre um modelo de veículo e outro, com símbolos e localizações diferentes, mas as cores das luzes obedecem um padrão.

LEIA MAIS: Dez dicas para a manutenção do carro

Luz vermelha no painel significa emergência, situação crítica, você precisa reparar imediatamente o problema indicado. Painel com luz amarela, geralmente, indica a possibilidade de problemas que podem ser agravados caso não haja uma verificação. Já a luz do painel de carro de qualquer outra cor (verde, azul, branco, etc) não indicam falhas no sistema do veículo.

As luzes do painel possuem a função de alertar o motorista; todas devem ser acesas ao se ligar o veículo e apagarem automaticamente alguns segundos depois, indicando que houve checagem de todos os sistemas representados e que está tudo bem com o carro.

LEIA MAIS: Os 10 carros com os menores custos de manutenção do Brasil

Luz do painel de carro vermelha! Não sei o que este símbolo significa! O que eu faço?!

Todos conhecemos o símbolo da bomba de gasolina, que indica a necessidade de combustível, mas o que fazer quando alguma luz vermelha é acesa e o símbolo é completamente desconhecido?

Em primeiro lugar, encoste o veículo em um local seguro e, se possível, com pouco movimento. Em seguida, pegue o manual do seu veículo – possivelmente localizado no porta-luvas –, e encontre os símbolos do painel do carro. O seu manual mostrará exatamente o significado de cada símbolo, permitindo que você saiba qual o erro que está sendo indicado no seu painel.

LEIA MAIS: Conheça 5 carros seminovos para vocÊ fugir na hora da compra

Entenda os símbolos do painel do seu carro com antecedência

Para evitar sustos, estude o painel do carro com antecedência. Ao passo que algumas luzes indicam a necessidade de reparo imediato em uma oficina (como algumas luzes de freio, a luz da bateria, airbag, entre outras), outras apontam questões pontuais, por exemplo:

·         Luz do cinto de segurança: alguém está sem cinto, o que, além de perigoso, também é passível de multa;

·         Portas do carro: alguma porta não foi corretamente fechada e pode abrir com o carro em movimento. Esta, assim como a luz do cinto, pode até ser acompanhada de sinais sonoros.

·         Pisca-alerta: acionou o pisca-alerta e se esqueceu de desligar? O som e a luz característicos do pisca indicarão a você que é preciso desliga-lo! 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.