Não dependa dos outros na hora de fazer a troca de pneus. Aprenda como fazer a troca de pneus em 11 passos simples

Furou o pneu no meio da estrada. Fique tranquilo, pois fazer a troca de pneus é fácil e rápido.
Divulgação
Furou o pneu no meio da estrada. Fique tranquilo, pois fazer a troca de pneus é fácil e rápido.

Um pneu murcho ou furado pode acontecer a qualquer momento e a ideia de realizar a troca de pneus sem ajuda assusta, mas saiba que não há motivo para pânico, é totalmente possível executar essa tarefa.

LEIA MAIS: Estepe - 5 dicas de manutenção para manter o pneu reserva em ordem

Aprenda a fazer a troca de pneus agora

Seja por desgaste natural ou um rompimento repentino, seus pneus precisarão ser trocados em algum momento, por isso, antes de qualquer coisa, sempre verifique as condições do seu estepe e o mantenha exatamente como o padrão recomendado.

Especificações presentes no manual do veículo, calibragem adequada e localização de fácil alcance são as três coisas que você deve verificar para garantir a usabilidade do seu estepe. Com isso feito, você está com tudo pronto para trocar os pneus :

LEIA MAIS: Aprenda os principais cuidados com os pneus do seu carro

1.    Você pode continuar dirigindo por algum tempo com seu pneu furado, por isso não há problema em procurar um lugar plano e, de preferência, pouco movimentado para estacionar, garantindo a sua segurança durante a troca do pneu. Caso você esteja em uma área de grande movimento, não se esqueça de utilizar o triângulo para sinalizar o seu veículo.

2.    Puxe o freio de mão e engate a primeira marcha antes de descer do carro.

3.    Apoie os pneus com pedras, pedaços de concreto, rodas sobressalentes ou quaisquer objetos que ajudem a manter seu carro parado.

4.    Separe o que você vai precisar: estepe, macaco e chave de roda , e os posicione próximos ao pneu que será trocado.

5.    O macaco deve ser posicionado em contato com a parte metálica do veículo, não com a parte plástica, que pode ceder ou quebrar. Caso esteja em dúvida, pegue o manual do seu carro e encontre a instrução.

6.    Com o macaco apenas apoiando o seu veículo, sem retirá-lo do chão, comece a girar em sentido anti-horário as porcas das duas rodas – a do estepe e a do pneu que você precisa trocar –, sem soltá-las totalmente. Talvez isso exija força.

7.    Levante o carro com o macaco apenas o suficiente para você fazer a troca de pneus , sempre verificando a estabilidade do veículo. Se não parecer seguro, desça-o e reposicione o macaco.

8.    Solte as porcas do pneu, retire-o e o substitua pelo estepe. Para saber o lado certo para encaixar o pneu, certifique-se de que a válvula da câmara de ar está virada para fora.

9.    Aperte os parafusos com a mão até onde conseguir e, em seguida, utilize a chave de roda para apertá-los um pouco mais. Dica: não aperte um parafuso do começo ao fim antes de ir para o seguinte; aperte todos aos poucos, garantindo que o pneu esteja encaixado.

10.  Para evitar que o macaco ceda, desça um pouco o carro (mantendo-o apoiado ao macaco) e termine de apertar os parafusos o máximo possível.

11.  Desça o carro, guarde os acessórios e leve o pneu trocado ao borracheiro imediatamente.

LEIA MAIS: Pneu do tipo "run flat" ou convencional? Entenda as diferenças

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.