Veja as respostas para as principais dúvidas em relação à revisão de carros e evite dores de cabeça

A revisão de carros tem periodicidade a ser seguida e deve seguir alguns cuidados importantes.
Divulgação
A revisão de carros tem periodicidade a ser seguida e deve seguir alguns cuidados importantes.

Fazer a revisão de carros não é apenas uma questão de preservar o seu veículo e cumprir com as especificações do fabricante, mas sim - e principalmente -, de manter o carro em perfeitas condições de uso e garantir a sua segurança ao dirigir.

LEIA MAIS: O que significa as luzes do painel do carro?

Apesar de variável entre fabricantes e modelos de veículo, a primeira revisão de carros costuma ser feita quando o carro completa 10.000 km rodados, mas esta informação está presente no manual do seu veículo e é importante que você se programe para sempre cumprir com os prazos da revisão.

Revisão de carros somente em uma concessionária autorizada!

Até mesmo os itens e procedimentos básicos de uma revisão de veículos seguem normas e padrões muito específicos e que variam entre um modelo e outro. Ainda que uma revisão fora da concessionária atraia pelo preço, o barato pode sair caro se você tiver problemas por conta de um serviço de baixa qualidade.

A revisão do carro na concessionária ou em uma oficina autorizada pela fabricante do seu veículo garantirá que todos os padrões sejam cumpridos. Além disso, caso seja detectado o atraso para fazer revisão ou uma revisão feita fora de uma autorizada, o certificado de garantia do seu veículo perderá a validade.

LEIA MAIS: Balanceamento de rodas - como funciona e quando fazer?

A longo prazo, os custos de uma revisão de carro compensam para o proprietário, uma vez que o cuidado com o veículo garante a ele maior performance e longevidade, além de diminuir consideravelmente as chances de gastos imprevistos.

Meu carro ainda não atingiu a quilometragem recomendada para a revisão, mas eu vou viajar. Preciso fazer revisão mesmo assim?

Sim. Ainda que a quilometragem do seu carro não indique esta necessidade, uma revisão completa do veículo garantirá a segurança da sua viagem, sem sustos ou imprevistos.

Carro que ficou muito tempo parado também precisa de revisão. Carro que anda muito também. 

Seu carro ficou muito tempo parado, por exemplo, com 5.000 quilômetros rodados. Apesar de, na teoria, ainda faltar bastante para a primeira revisão, alguns itens essenciais (como o óleo do motor, por exemplo) possuem prazos de validade que podem ter expirado durante o período em que o veículo ficou parado e precisam ser trocados.

LEIA MAIS: Veja 5 reparos no carro que ajuda ma economizar combustível

Por outro lado, carros que rodam muito podem precisar de verificação antes da quilometragem estipulada no manual, cabendo o julgamento ao motorista, que deve ficar atento aos sinais do veículo e procurar uma concessionária ao sinal de qualquer problema.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.