Não deixe de conferir a manutenção antes de viajar de carro nas férias. Fique ligado em 8 pontos importantes para checar antes de viajar de carro

Não esqueça de fazer a revisão antes de viajar de carro nas férias, para garantir uma viagem tranquila.
Divulgação
Não esqueça de fazer a revisão antes de viajar de carro nas férias, para garantir uma viagem tranquila.

Viajar de carro nas férias e feriados permite que você escolha os horários de saída e possibilita desvios e mudanças de rota a qualquer momento, sem falar no conforto, muito superior ao de uma viagem de ônibus, por exemplo.

LEIA MAIS: Cinco roteiros incríveis para fazer de carro na próxima viagem

Durante a preparação para viajar de carro , porém, é preciso se certificar sobre as condições de uso do seu carro, evitando imprevistos e garantindo a segurança durante o passeio. Pensando nisso, preparamos uma checklist de preparação para viajar de carro, mostrando os itens com os quais você precisa ter atenção. Veja!

Revisão antes de viajar de carro: 8 pontos importantes

1.    Pneus

Aqui estão inclusos os quatro pneus do carro e o estepe, certo? Peça para que seu mecânico verifique se seus pneus estão alinhados e balanceados, se apresentam desgaste excessivo ou ainda estão em boas condições de uso. Por fim, verifique a pressão de cada pneu. Importante: se atente à quantidade de passageiros e bagagem e confira no manual do seu veículo qual a calibragem recomendada para os seus pneus em caso de transporte de muito peso, muitos carros possuem especificações particulares para isso.

2. Kit para troca de pneu: triângulo, macaco e chave de roda

Você já verificou seu estepe, mas ele não será útil caso você se depare com um pneu furado e não tenha em mãos um kit para troca de pneus em perfeitas condições de uso. Verifique tanto se os itens estão no carro quanto se eles estão em boas condições.

3. Rodas

Suas rodas são de ferro? Caso sejam, procure por amassados, pois eles podem fazer com que o ar da câmara do pneu escape. Um pneu muito mais murcho do que os demais é um excelente indicativo de que sua roda está amassada. Já em rodas de liga leve, verifique quebras e trincas, que podem indicar a necessidade de substituição da roda.

LEIA MAIS: Tudo o que você precisa saber sobre cadeirinhas infantis

4. Alinhamento e balanceamento das rodas

Viajar de carro sem alinhamento e balanceamento de rodas pode não só ser desconfortável, como também muito perigoso. Rodas desalinhadas e sem balanceamento proporcionam falta de estabilidade na direção e dificuldade em manter o seu veículo na rota, além de causar desgaste irregular dos pneus, reduzindo a sua vida útil. 

5. A suspensão está fazendo barulho?

Rangidos ou ruídos incomuns devem ser verificados antes da viagem. Tanto na cidade quanto na estrada nossos veículos trafegam por pavimentos acidentados e de baixa qualidade, o que causa desgaste nas peças da suspensão antes do tempo previsto para revisão.

6. Sistema de limpeza dos vidros

Limpadores e desembaçadores estão funcionando bem? Além disso, confira o reservatório de limpeza e as condições das palhetas. Palhetas ressecadas não somente não cumprirão sua função, como também podem riscar o vidro do carro.

LEIA MAIS: Cinco dicas para economizar combustível

7. Conferir todos os fluidos e seus filtros

Seu motor será submetido a um esforço bastante maior na estrada em comparação com a cidade, por isso é muito importante verificar o nível e o prazo de validade dos fluidos e de seus filtros. O prazo de substituição dos filtros está próximo? Considere adiantar para antes da viagem.

8. Sistema elétrico ok?

Isso inclui lanternas, faróis e os pisca-alertas. Tudo está funcionando normalmente? Caso você perceba qualquer lâmpada queimada, substitua-a imediatamente, tanto pela sua segurança, quanto para evitar uma multa.

É importante que a checagem antes de viajar de carro seja feita em uma concessionária ou oficina autorizada pelo fabricante do veículo, garantindo a qualidade das peças de substituição e um serviço em conformidade com os padrões exigidos.