Marca coreana fica na frente da americana, que há 40 anos esteve entre as primeiras fabricantes em volume de vendas no País

Hyundai HB20
Divulgação
Hyundai HB20

Se para a maioria das fabricantes o ano de 2016 deve ser esquecido, no caso da Hyundai a história é bem diferente. A marca coreana terminou o ano como a quarta mais vendida do Brasil, considerando os números de vendas de automóveis e comerciais leves divulgados pela Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos). A fabricante líder de vendas foi a GM, com 345.874 unidades e 17,4% de participação, seguida pela Fiat, com 304.980 (15,4%) e Volkswagen (228.456 e 11,5%).

LEIA MAIS: Hyundai HB20 Turbo anda bem, mas é ofuscado pelas versões 1.6

Com 197.850 unidades e 9,9% de share, vem a Hyundai, como quarta colocada, na frente da Toyota (180.416 e 9,1%) e da Ford, que teve 180.242 automóveis e comerciais leves vendidos em 2016, o que corresponde a 9,1% de participação no mercado. Trata-se da primeira vez, em 40 anos de históiria na indústria automotiva no Brasil, que as chamadas “Big 4” (GM, Fiat, VW e Ford) não ocupam as quatro primeiras posições no ranking das marcas mais vendidas do País.

O fator HB20

Dentro das vendas totais, a linha do HB20 correspondeu a 85% do total da marca vendido no País, com 167.647 unidades. De acordo com a fabricante, No consolidado do ano, o desempenho das vendas do HB20 é superior a 2015, com crescimento de 2,5%. O modelo hatch, com 109.499 unidades, foi o segundo mais vendido no País em 2016.

LEIA MAIS: Hyundai testa três novas versões do HB20 no Salão do Automóvel

Com isso, levando em conta apenas as vendas de automóveis, a Hyundai terminou 2016 como a segunda marca mais vendida, co 193.540 unidades, com 11,5% de participação, atrás apenas da GM, com, 304.542 e 18% de share. Em terceiro lugar ficou a Fiat, com 190.398 e 11.3%. O ranking continua com a Volkswagen em quarto lugar, com 185.314 (10,9%) e a Ford com 164.419  (9,7%). 

De acordo com o presidente da Hyundai, William Lee, outro fator que ajudou na conquista a quatra posição entre as marcas mais vendidas do Brasil em 2016 foi que a marca reduziu cerca de 10% a produção do HB20 para equilibrar melhor a relação com a demanda do mercado, mas manteve os volumes ainda próximos da  capacidade máxima da fábrica em Piracicaba (SP), operando em cerca de 90%.

LEIA MAIS: Hyundai Creta surpreende com conforto e desempenho do motor 1.6 

Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.