Lista inclui os pioneiros nos itens que são mais procurados hoje em dia nas lojas no mercado brasileiro. Saiba detalhes sobre cada um deles

De tempos em tempos mudam as tendências do mercado no Brasil. Já passou a época em que os chamados “ carros populares” representavam cerca de 80% das vendas no País. Ou que os modelos equipados com câmbio automático não eram vistos com bons olhos, bem como os de quatro portas, o que antes as pessoas achavam necessário apenas para táxis ou modelos de luxo. Agora quem mandam são os SUVs e a receita do sucesso também tem que incluir motor flex, 1.0, três cilindros e central multimídia.

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 1 – Ford EcoSport (SUV) – 2003

Ford EcoSport
Divulgação
Ford EcoSport

Pois é, o Eco foi o primeiro SUV compacto lançado no Brasil, no meio da Selva Amazônica, há 14 anos. De lá para cá foram aparecendo rivais, mas o modelo da Ford nadou de braçada no segmento por um bom tempo, pelo menos até 2011 com a chegada do Chevrolet Tracker e do Renault Duster, entre outros carros .

Mas, por ironia do destino, o modelo da marca americana foi ultrapassado nas vendas pelos atuais concorrentes e, mesmo depois da chegada da versão renovada, o que está previsto para junho, o carro será o único de segmento com estepe na traseira, que já caiu em desuso.

 2 – Volkswagen Gol (Flex) – 2003

Volkswagen Gol Total Flex
Divulgação
Volkswagen Gol Total Flex

No mesmo ano em que a Ford lançou o EcoSport a Volkswagen apresentou o primeiro carro equipado com motor flex no Brasil, o Gol TotalFlex 1.6, que podia funcionar com etanol ou gasolina no tanque, puros os misturados em qualquer proporção. Na época, o então Presidente Lula esteve presente na apresentação. E, a partir daí, começaram a aparecer outros carros flex, como o Chevrolet Corsa 1.8 FlexPower, lançado logo em seguida.

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Apesar de não ter sido a primeira marca a lançar um carro flex no Brasil, a Ford foi a pioneira em apresentar um modelo do gênero no Brasil, durante o evento de lançamento do Fiesta, em março de 2002, na então recém-inaugurada fábrica em Camaçari (BA).

3 – Fiat Mille (motor 1.0) – 1990

Fiat Uno Mille
Divulgação
Fiat Uno Mille

Com o anúncio de que os carros com motores de até um litro de cilindrada teríam apenas 0,1% de alíquota de IPI as fabricantes no Brasil correram para lançar modelos do gênero. O primeiro a chegar foi o Fiat Uno Mille, uma vez que a marca italiana já tinha uma versão do carrinho  com motor 1.050 cc, vindo do 147. Bastou reduzir um pouco a cilindrada e pronto, lá estava a então ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, ao lado do primeiro “carro popular” que apareceu no mercado brasileiro. Vinha com apenas um carburador e míseros 48,5 cv de potência, ante  77 cv do 1.0 que equipa hoje o Mobi Drive, por exemplo.

Depois da Fiat, em 1993, a Volkswagen veio com o Gol 1000 e a Ford com o Escort Hobby, ambos equipados com o mesmo motor AE, dos tempos da Autolatina, holding entre Ford e VW que durou até 1996. Outro 1.0 de sucesso foi o do Corsa, já com injeção eletrônica de combustível, que apareceu em 1994.

4 – Chevrolet Onix (central multimídia) – 2012

Chevrolet Onix
Divulgação/General Motors
Chevrolet Onix

A GM lançou o Onix em 2012 e apostou na central multimídia Mylink como principal vantagem em relação aos principais rivais. E acertou em cheio. Inclusive, o pioneirismo em oferecer esse equipamento é tido como um dos motivos pelos quais o modelo atingiu a liderança em vendas por dois anos seguidos no Brasil, a partir de 2015. A tela sensível ao toque, o preço acessível e a fácil conexão com a maioria dos celulares fez parte da sacada vitoriosa.

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Atualmente, as centrais multimídia estão disponíveis em praticamente todas as linhas de modelos disponíveis no Brasil. E estão se aperfeiçoando, com espelhamento da tela de celulares Android e iOS e aceitando comandos por voz, entre outros recursos. O próximo passo será a possibilidade de poderem ser controladas por gestos.

5 – Kia Picanto (motor de três cilindros) – 2011

Kia Picanto
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Kia Picanto

Quase que deu certo a estratégia da Kia para ver suas vendas dispararem no Brasil. A marca foi a primeira a lançar um carro com motor 1.0 flex, de três cilindros, no Brasil, no final de setembro de 2011. Mas o aumento repentino e abrupto das alíquotas de IPI para carros importados de marcas sem fábrica no País acabou subindo o preço do carro em 26%, o que tirou as chances do novo Picanto se popularizar por aqui.

O próximo da lista nas fabricantes com motor de três cilindros no Brasil foi a Hyundai, com o HB20, em 2012. E a Volkswagen veio em seguida com o Fox Bluemotion no ano seguinte, como parte da linha 2014. Foi a estreia do motor 1.0 que hoje equipa não apenas o Up!, mas também as versões mais em conta de Gol e Voyage.  

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