Congestionamentos, infelizmente, implicam em risco de assaltos nas estradas e roubos de motoristas e passageiros no Brasil
Divulgação
Congestionamentos, infelizmente, implicam em risco de assaltos nas estradas e roubos de motoristas e passageiros no Brasil

Apenas em São Paulo, espera-se que mais de dois milhões de veículos vão  deixar a capital durante o feriado de carnaval. Portanto, vale a pena tomar uma série de cuidados, não apenas para evitar acidentes, mas também  prevenir assaltos nas estradas, com a formação de engarrafamentos, que são inevitáveis nessa época do ano. 

LEIA MAIS: Viajar de carro-  veja 8 itens importantes que exigem atenção

A seguir, você pode acompanhar 10 dicas úteis para evitar assaltos nas estradas. As recomendações foram  elaboradas pelo gerente de segurança do Grupo GR. Niv Steiman. Se não for possível fugir dos congestionamentos, siga as seguintes orientações:

1 - Dirija com vidros fechados, usando o sistema de ventilação e portas travadas

Dessa forma, você estará mais protegido e dificultará a ação de meliantes, pricipalmente se o carro for blindado. Nesse caso, deve-se lembrar que manter as portas travadas, o que nem sempre acontece. 

2 - Evite também deixar à mostra embrulhos, pastas e bolsas

 O ideal é colocá-los no porta-malas do carro. Evite ostentar o uso de joias, celulares, notebooks ou tablets, que são objetos de valor, que acabam chamando atenção de bandidos.

3 - Ao parar, fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado

Ao ficar preparado para arrancar em caso de emergência, pode-se evitar uma abordagem por parte dos meliantes. Mas, para isso, o ideal é fazer um curso de direção defensiva para saber exatamente como proceder. 

LEIA MAIS: Vai viajar de carro? Então fuja desses 5 SUVs com os menores porta-malas

4 - Evite atividades que tire sua atenção do ambiente ao redor

Se você estiver lendo jornal, ou falando ao celular no meio do congestionamento, pode ser abordado de repente, sem chances de esboçar alguma reação.

 5 - Se perceber estar sendo seguido por outro veículo, aja com naturalidade

Nesse caso, a melhor coisa a fazer é seguir em direção a alguma via movimentada, mas de maneira que ninguém perceba que você já notou que está sendo seguido.

6 - Se  ocorrer uma leve colisão na traseira, não pare

Mais um caso em que é melhor seguir para um local mais movimentado e procurar uma viatura policial. Meliantes podem se aproveitar esse tipo de situação para assaltar

7 - Nunca dê carona a estranhos ou preste ajuda em lugares ermos

Principalmente em horários avançados, em locais de pouco movimento, pode ser convidativo para ladrões agirem contra motoristas e passageiros.

LEIA MAIS: Aproveite na estrada tudo o que seu carro oferece na hora de viajar

8 - Se um dos pneus esvaziar sem motivo, evite parar num primeiro momento

Outra situação em que é mais recomendável não parar em qualquer lugar. Siga devagar, mesmo com o pneu furado até um local mais seguro e movimentado antes de fazer a troca do pneu furado.

9 - Não pare para discutir "fechadas" ou "batidinhas"

Infelizmente, também é possível que ladrões tentem provocar "batidinhas" ou fechadas para assaltar. Porém, mais uma vez, evite parar o carro, o que pode facilitar a ação dos bandidos.

10 - Procure não transportar valores quando estiver desacompanhado 

Os ladrões sempre observam que tipo de objetos estão sendo transportados no carro e qual é o risco de darem o bote. Se o carro estiver com mais de um ocupante, as chances são menores dos meliantes decidirem atacar. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!