Com o lançamento do WR-V, a Honda agora tem três modelos com apelo aventureiro no Brasil, cada um com uma série de características diferentes

A Honda está atenta ao aumento crescente da participação dos SUVs e modelos com apelo aventureiro e agora tem três carros do gênero no Brasil com o lançamento do WR-V, cujas vendas começam no fim do mês. Sem seguida vem o HR-V, que se transformou em líder de vendas no terreno nos compactos, na frente do Jeep Renegade, pelos números da Fenabrave (Federação dods Distribuidores de Veículos). E o médio CR-V fecha o trio. Acaba de ter a nova geração lançada nos Estados Unidos, que deverá chegar ao Brasil apenas no ano que vem.

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WR-V

Honda WR-V
Divulgação
Honda WR-V


O carro custa a partir de R$ 79.400 e tem a mesma base do Honda Fit, mas recebeu várias mudanças na suspensão recebeu amortecedores com batente hidráulico e diâmetro de cilindro reforçado. Trocaram a barra estabilizadora, para compensar a posição mais elevada, o que aumentou os ângulos de ataque e saída. 

O WR-V tem quatro metros de comprimento por 1,73 metros de largura,1,60 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Sua altura livre do solo é de consideráveis 20,7 centímetros, o que facilita passar por obstáculos pelo caminho, inclusive valetas e lombadas.

Vem com o mesmo conjunto mecânico do Fit, o que inclui motor 1.5 flex, de 116 cv e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm que funciona com câmbio automático CVT. Conforme os dados do Inmetro, o carro pode fazer até 11,7 km/l de gasolina na cidade e 12,4 km/l na estrada. E de acordo com a Honda que o novo modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e atingir 168 km/h.

A marca japonesa diz que o WR-V foi feito para brigar com Ford EcoSport e companhia, mas apenas se for considerada a questão do preço, uma vez que o lançamento não chega a ser um SUV. Além disso, como é um pouco mais em conta que HR-V, também aparece como uma alternativa para quem quer um modelo com apelo aventureiro da marca e não tem os R$ 86.800 exigidos pelo HR-V LX automático.

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HR-V

Honda HR-V Touring
Divulgação
Honda HR-V Touring

 Atual líder de vendas entre os SUVs compactos, o HR-V tem porte maior que o WR-V e parte de R$ 79.900 com câmbio manual e chega a R$ 105.900 na nova versão topo de linha Touring. Sua estrutura permite o emprego de itens como freios de estacionamento eletrônico, além de controles de estabilidade e tração. A suspensão absorve bem as irregularidades do piso, mas não é das mais sofisticadas, com eixo de torção na traseira.

Com 4,29 metros de comprimento por 1,77 metros de largura, 1,59 metros de altura e 2,61 metros de entre-eixos, o HR-V já conta com bom espaço interno. Mas, curiosamente, tem distância livre do solo um pouco menor que o WR-V. São 17,7 centímetros do HR-V ante 20,7 cm do WR-V. Com isso, o carro tem centro de gravidade um pouco mais baixo, o que favorece a estabilidade nas curvas.

O motor é o 1.8 que era usado no Civic. Rende 140 cv e 17,4 kgfm de torque a altos 5.000 rpm, o que prejudica as retomadas, já que o ideal é ter uma boa dose de força desde as primeiras marcações do contagiros. Diz o Inmetro que o HR-V faz 10,5 km/l de gasolina na cidade e 12,1 km/l na estrada. Quanto ao desempenho, a fabricante afirma que o carro leva 11 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge 175 km/h.

Briga com os vários SUVs compactos que apareceram ultimamente. Entre os principais concorrentes estão Jeep Renegade, Nissan Kicks, Ford EcoSport, Peugeot 2008 e Renault Captur. O conjunto bem eficiente, o bom espaço interno e o desenho arrojado estão entre os principais atrativos na comparação com os rivais. Mas o tanque relativamente pequeno, de apenas 51 litros, acaba deixando a autonomia num patamar abaixo do ideal para um modelo familiar, próprio para viagens.

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CR-V

Honda CR-V
Divulgação/Honda
Honda CR-V

 É o maior SUV que a Honda tem no Brasil. Mas os estoques estão quase esgotados, à espera da chegada da nova geração que já começou a ser fabricada os Estados Unidos. A previsão é de que a nova leva chegue apenas na segunda metade do ano. Enquanto o novo modelo não chega, o atual dá os últimos suspiros no mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 148 mil com um pacote fechado de equipamentos que inclui tracão integral, multimídia com tela de 7 polegadas e luzes diurnas de LED.

Apesar de menor em relação à nova geração, o CR-V atual ainda pode ser considerado um carro espaçoso. Tem 4,58 metros de comprimento e 2,62 m de entre-eixos, quase o mesmo que HR-V. Mas tem 1,82 metros de largura e um porta-malas giagantesco, de 589 litros.

O motor é 2.0 flex, o mesmo do Civic atual, que rende até 155 cv e 19,5 kgfm de torque a 4.800 rpm. E o câmbio, automático de cinco marchas. Não é um dos conjunto mais eficientes e isso acaba refletindo no consumo e desempenho apenas razoáveis. Segundo o Inmetro, o CR-V faz 9,2 km/l de gasolina na cidade e 12,5 km/l na estrada. Conforme os números da fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em sofríveis 13,2 segundos com máxima de apenas 168 km/h. 

O salto para a nova geração do CR-V será grande em vários aspectos, portanto vale a pena  esperar mais um pouco, embora o preço deva aumentar. De qualquer forma, dois principais pontos que vão evoluir bastante ficam por conta do conjunto mecânico (que passará a ter motor 1.5 turbo e câmbio CVT) e o espaço interno, ponto que será ajudado pelo entre-eixos 4 centímetros maior, chegando nos 2.65 metros e pelo porta-malas que poderá chegar em nada menos que 1.104 litros, sem rebater os bancos traseiros. 


Ficha Técnica - Honda WR-V

Preço:  a partir de  R$ 79.400

Motor: 1.5., 16V, quatro cilindros em linha, flex

Potência: 116 cv a 6.000 rpm

Torque: 15,3 kgfm a 4.800 rpm

Transmissão: CVT, automático, dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira)/ eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus: 195/60 R16

Dimensões: 4,00 m (comprimento) / 1,70 m (largura) / 1,60 m (altura), 2,56 m (entre-eixos)

Tanque : 45 litros

Porta-malas: 363 litros

Consumo : 11,7 km/l (cidade) / 12,4 km/l (estrada) com gasolina


Ficha Técnica - Honda HR-V

Preço:  a partir de  R$ 79.900

Motor: 1.8, quatro cilindros em linha, flex

Potência: 140 cv a 6.000 rpm

Torque: 17,4 kgfm a 5.000 rpm

Transmissão: CVT, automático, dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira)/ eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)

Pneus: 215/55 R17

Dimensões: 4,29 m (comprimento) / 1,77 m (largura) / 1,58 m (altura), 2,61 m (entre-eixos)

Tanque : 51 litros

Porta-malas: 437 litros

Consumo : 10,5 km/l (cidade) / 12,1 km/l (estrada) com gasolina


Ficha Técnica - Honda CR-V

Preço:  a partir de  R$ 148.000

Motor: 2.0, quatro cilindros em linha, flex

Potência: 155 cv a 6.300 rpm

Torque: 19,5 kgfm a 4.800 rpm

Transmissão: Automático, cinco marchas, tração integral

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira)/ multibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)

Pneus: 225/65 R17

Dimensões: 4,58 m (comprimento) / 1,82 m (largura) / 1,66 m (altura), 2,62 m (entre-eixos)

Tanque : 71 litros

Porta-malas: 589 litros

Consumo : 9,2 km/l (cidade) / 11,5 km/l (estrada) com gasolina