Previsto para 2018, Volkswagen Up! GTI presta homenagem ao primeiro Golf GTI e acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 s

O Volkswagen Up! GTI presta homenagem ao Golf GTI, repetindo a ideia de um compacto leve e divertido de dirigir
Divulgação/Volkswagen
O Volkswagen Up! GTI presta homenagem ao Golf GTI, repetindo a ideia de um compacto leve e divertido de dirigir

Adiantado com um protótipo em 2011, o Volkswagen Up! GTI finalmente foi apresentado oficialmente pela fabricante. Em uma homenagem à primeira geração do Golf GTI, o compacto tem a ideia de ser um carro pequeno, leve e com um motor forte – no caso, o já conhecido 1.0 TSI, preparado para gerar 115 cv. Sua estreia será no festival de Wörthersee (Alemanha), no final de maio, para chegar às lojas na Europa apenas no início de 2018.

LEIA MAIS: Flagra! Novo VW Polo aparece sem disfarces. Chega ao Brasil no 2º semestre

O Volkswagen Up! GTI é a versão mais potente já criada do city car. O motor 1.0 TSI recebeu um turbo de alta pressão e aumentaram a taxa de compressão para 10:5:1, gerando 115 cv e 20,4 kgfm de torque, combinado ao câmbio manual de seis marchas. Não subiu tanto assim, já que a Up! TSI nacional tem 105 cv e 16,8 kgfm, quando abastecido com etanol. Os 10 cv e 3,6 kgfm a mais fazem com que o compacto acelere de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, 0,3 segundo a menos. A velocidade máxima foi de 184 km/h para 197 km/h.

Essa impressão de pouca melhora é facilmente explicada. Nosso Up! TSI tem 105 cv, o europeu, lançado em 2016, tem 90 cv. Então, para o resto do mundo, o compacto ganhou 25 cv, enquanto para nós a diferença é de apenas 10 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h do modelo de 90 cv é de 9,9 segundos, então a melhora de 1,1 segundo do Up! GTI é bem mais expressiva para eles.

Esportivo discreto

Uma das grandes diversões de dirigir um Up! é o fato dele ser mais rápido do que parece. Ninguém esperava que o compacto fosse acelerar tão bem com o 1.0 TSI e, para quem não acompanha o mundo automotivo, ainda é uma surpresa. O Up! GTI segue essa linha de ser bem discreto no design, recebendo pequenos detalhes que irão diferenciá-lo das versões normais.

LEIA MAIS: Os 10 carros 1.0 mais baratos do Brasil

Recebe faixas pretas nas laterais, uma pequena linha vermelha na imitação de entrada de ar do capô e o emblema GTI. As novas rodas de 17 polegadas e a posição mais baixa em 15 milímetros (consequência da suspensão esportiva) fazem com que tenha um ar mais esportivo. Na traseira, a linha cromada do porta-malas foi pintada de vermelho, recebeu um spoiler saindo do teto e o para-choque tem um difusor de ar. O interior tem o painel toda na cor vermelha, assim como os detalhes da manopla do câmbio. Os bancos xadrez são uma homenagem ao Golf GTI (e são usados até hoje).

LEIA MAIS: VW Gol supera Hyundai HB20 nas vendas da 1º quinzena de abril

Na Europa, o Volkswagen Up! GTI será vendido no início de 2018, aparecendo pela primeira vez no festival de Wörthersee (Alemanha) no final do mês. No momento, não há confirmação se a versão esportiva do compacto será lançada no Brasil – há espaço para ele, dependendo apenas do custo para alterar o motor 1.0 TSI e se conseguiria chegar ao mercado com um preço adequado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.