Supercarro em homenagem a Ayrton Senna é um projeto que ainda não saiu do papel, mas bem que poderia, não é mesmo?
Reprodução/Lucas Lopes
Supercarro em homenagem a Ayrton Senna é um projeto que ainda não saiu do papel, mas bem que poderia, não é mesmo?

Nem sempre os designers conseguem usar a criatividade para criar carros dos sonhos. Boa parte do tempo estão trabalhando em projetos não tão empolgantes, como de veículos para transporte público, entre outros do gênero. Mas, o argentino Lucas Lopes tomou a liberdade de fazer uma homenagem a um dos melhores pilotos de todos os tempos: Ayrton Senna.

LEIA MAIS: Renault Sandero RS aparece com pintura do Lotus F1 de Ayrton Senna

Para homenagear Senna, Lopes pensou de imediato no McLaren com pintura branca e vermelha com o qual o piloto se tornou tricampeão mundial de Fórmula 1, em 1991, ano também em que Ayrton venceu o GP do Brasil pela primeira vez, em circunstâncias dramáticas, já que conseguiu levar o carro até a bandeira quadriculada com problemas no câmbio. Como não havia limitações técnicas, nem qualquer imposição por parte de quem quer que seja, o designer pode soltar a imaginação e incluir tudo o que gostaria que o carro tivesse. 

Ícone entre os carros vitoriosos

 Em entrevista ao site Argentina Autoblog, o designer disse que sua inspiração para criar o supercarro que aparece na galeria acima surgiu em um dia em que estava entediado com um trabalho nada estimulante. Foi quando se perguntou “Se me pedissem para projetar um carro para Senna, sem quaisquer limitações e sem precisar seguir nenhum regulamento, o que eu faria?” 

LEIA MAIS:  Emerson Fittipaldi e Pininfarina revelam supercarro de 600 cv. Saiba detalhes

Como o McLaren MP4/6 com motor V12 como fonte de inpiração, Lopes passou a desenhar um superesportivo para ser um protótipo enigmático. Porém, sem muita preocupação com a parte técnica. Ainda falando ao Argentina Autoblog, ele contou:  “Não tenho nenhuma ideia de como o carro poderia funcionar na realidade. Eu não ligo para descobrir. Não foi colocado em um regulamento técnico. Eu sozinho em um domingo chuvoso queria parar de desenhar coisas chatas e sonhar um pouco, criando um oásis mental onde o melhor piloto do mundo me cobrasse um carro brutal sem nenhuma limitação. Algo digno a ele.”

O McLaren MP4/6 em que Senna conquistou o tricampeonato de Fórmula 1 foi projetado pelo engenheiro Nel Oatley. Vinha com motor V12, aspirado, de 710 cv acoplado ao câmbio manual de seis marchas. Uma caixa sequencial foi testada durante a temporada de 1991, mas acabou não sendo instalada no carro, que pesava apenas 505 kg.

LEIA MAIS: Conheça os 10 supercarros mais insanos do mundo que apareceram até hoje

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!