Marcas voltam a apostar nas versões mais despojadas de seus produtos, que passam a ganhar apelo aventureiro ou esportivo Veja a lista

É difícil se destacar no trânsito com um carro que tem proposta popular. Todos os Onix, HB20, Polo e Ka da vida são modelos de muito volume no Brasil, onde o segmento de hatches compactos compreende a maior parte do mercado.

LEIA MAIS: Fiat Uno 2019 chegará com novidades no mês que vem

O jeito é apelar para as versões especiais que estão cada vez mais escassas. No passado, tivemos Fox Rock in Rio, Uno College, March Collors, Onix Lollapalooza e Sandero Vibe como opções mais despojadas em relação às versões convencionais dos hatches compactos . Mas a moda das versões especiais tem tudo pra voltar em 2018, como você verá em mais uma lista do iG Carros.

LEIA MAIS: Chevrolet Onix Activ surpreende pelo baixo consumo de combustível

1 - Chevrolet Onix “Lollapalooza”

Chevrolet Onix: versão ainda sem nome terá rodas pretas e outros detalhes exclusivos entre hatches compactos
Divulgação
Chevrolet Onix: versão ainda sem nome terá rodas pretas e outros detalhes exclusivos entre hatches compactos

Durante o Lollapalooza 2018, realizado no Autódromo de Interlagos em março último, a Chevrolet expôs doze unidades de uma versão especial do Onix. A aceitação do público foi tão positiva que a marca já bateu o martelo, confirmando para a nossa reportagem que o Onix ganhará uma nova versão ainda em 2018.

LEIA MAIS: Lamborghini Huracán do Papa é arrematado por R$ 2,9 milhões

Apesar da ocasião, isso não significa necessariamente que a versão seguirá a mesma estética dos antigos modelos Lollapalooza, marcantes pelo design alaranjado. Nossa fonte na GM cravou que o modelo virá com rodas pintadas de preto, o que seria algo inédito entre todas as versões do Chevrolet Onix. Mas as informações oficiais param por aí. Podemos esperar por opções manual e automática, sempre com motor 1.4, como já acontece nas versões Advantage, Activ e Effect.

LEIA MAIS: Hyundai ainda tem planos de lançar versão picape do Creta no Mercosul

2 - Ford Ka Freestyle

Ford Ka Freestyle: uma tentativa de aproximar o hatch mais vendido da marca do SUV EcoSport
Divulgação
Ford Ka Freestyle: uma tentativa de aproximar o hatch mais vendido da marca do SUV EcoSport

Com a presença massiva da concorrência apresentando novos produtos, é evidente que a Ford não deixaria barato. O jeito foi tocar o Fiesta para escanteio com apenas uma estilização simples para focar no Ford Ka. Eis que nasce a versão Freestyle com apelo aventureiro, aproximando o hatch compacto do EcoSport.

LEIA MAIS: Rolls-Royce Cullinan quer redefinir significado dos SUVs de luxo

O Ka Freestyle é marcado pelo rack de teto, nota-se uma reestilização da grade em colmeia, que agora está com tom brilhante e maiores espaçamentos. Além disso, conta com falsas aberturas para circulação de ar nos contornos dos dois para-choques, jogo de rodas de liga leve exclusivo, retrovisores pintados de cinza chumbo e aerofólio maior. O motor é o mesmo 1.5 TiVCT Flex de três cilindros do Ecosport, e que nele produz 137 cv. No caso do SUV, a unidade é importada da Índia, mas o motor que equipará o Ka Freestyle será feito em Taubaté (SP).

LEIA MAIS: Vazam detalhes sobre os novos motores turbo da Fiat. Confira!

3 - Volkswagen Polo GTS

Volkswagen Polo: versão GTS resgataria a nomenclatura utilizada no passado por Passat e Gol
Renato Maia/Falando de Carro
Volkswagen Polo: versão GTS resgataria a nomenclatura utilizada no passado por Passat e Gol

Os europeus têm o prazer de dirigir as versões GTI do Polo. Por lá, o modelo é vendido com motor 2.0 TSI, com 200 cv e 32,6 kgfm de torque entregues a meros 1.500 rpm. Um foguetinho de bolso para quem não tem bala suficiente para levar o Golf GTI para casa, não? De acordo com a marca, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.

LEIA MAIS: Relembre cinco carros que foram um fracasso de vendas no Brasil

Quando a Volkswagen apresentou o modelo no Brasil, ao final de 2017, imaginamos como seria uma versão esportiva do modelo nacional. E nossas preces foram atendidas. A marca alemã já confirmou que teremos uma versão apimentada do Polo, ressuscitando o emblema GTS dos antigos Gol e Passat. Mas nada do motor 2.0 TSI por aqui. A Volkswagen apostará no elogiado motor 1.4 TSI, de 150 cv, que já equipa Golf, Jetta e Tiguan. No Polo, podemos esperar pela transmissão Tiptronic de seis marchas. 

LEIA MAIS: Hyundai HB20 2019 chega com novidades. Confira mais detalhes

4 - Fiat Argo Way

Fiat Argo Way: enquanto o modelo não chega, ficamos com a projeção feita pelo designer Kleber Pinho da Silva
Kleber Silva
Fiat Argo Way: enquanto o modelo não chega, ficamos com a projeção feita pelo designer Kleber Pinho da Silva

A Fiat não vai deixar barato para a Ford com seu novo Ka Freestyle. No segundo semestre de 2018, teremos a versão aventureira do Argo que, possivelmente, será uma das atrações da marca para o Salão do Automóvel de São Paulo. A Fiat já lançou a linha Way para Palio e Uno, e as mudanças no Argo devem seguir a mesma linha.

LEIA MAIS: Volkswagen mostra Golf GTI conceitual com 290 cv de potência

Assim como a Ford, não espere por pneus graúdos de uso misto. A suspensão será elevada, e o modelo ganhará novas caixas de roda e, possivelmente, um anteparo. Outra certeza que temos está no interior, onde o modelo se diferenciará por bordados nos bancos alusivos à versão e possivelmente uma tonalidade diferente no painel. Seguindo o mesmo raciocínio do Onix Activ, podemos esperar pelo motor 1.8, com transmissões manual e automática.

LEIA MAIS: Chevrolet Onix ganhará versão especial nos próximos meses

5 - Hyundai HB20 Copa do Mundo 2018

Hyundai HB20 Copa do Mundo: modelo volta ao mercado para aproveitar a onda do
Divulgação
Hyundai HB20 Copa do Mundo: modelo volta ao mercado para aproveitar a onda do "sonho do hexa" mais uma vez

A marca coreana é patrocinadora da Copa do Mundo pela terceira vez consecutiva, e tentará emplacar mais uma versão do HB20 com o mesmo afinco que Neymar tentará trazer o hexa. Já tivemos uma versão Copa do Mundo do HB20, em 2014, onde a marca iria estender a garantia de cinco para seis anos, caso o Brasil garantisse o hexa. Uma pequena derrota para a Alemanha acabou com o sonho dos proprietários, mas a marca estendeu a garantia mesmo assim.

LEIA MAIS: Conheça picapes que poderiam se dar bem no mercado brasileiro

Podemos esperar por um pacote bem semelhante ao do último HB20 Copa do Mundo, com detalhes especiais alusivos à competição espalhados pelo carro. Novo jogo de tapetes, bem como o emblema, também podem aparecer. A última versão também ostentava central multimídia com TV Digital, única entre os hatches compactos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.