Existem maneiras de tornar o custo mensal do seguro mais em conta e economizar algum dinheiro
Divulgação
Existem maneiras de tornar o custo mensal do seguro mais em conta e economizar algum dinheiro

Pagar um plano de seguro e não usar pode parecer desperdício de dinheiro, ainda mais se você não precisou utilizar nenhum serviço durante o ano. Eu mesmo só precisei da assistência da seguradora quando a bateria do meu carro simplesmente acabou, ao longo de dois anos de assinatura. Mas não é uma boa dar sorte para o azar.

LEIA MAIS: Saiba quanto custa o seguro dos dez carros mais vendidos do Brasil

Seguro é muito caro, especificamente no Brasil. Se o seu carro for equipado com sistema de estabilidade e tração, frenagem automática ou até mesmo sistema anti-capotamento na Europa, as seguradoras poderão reduzir consideravelmente o valor da apólice. Infelizmente, isso não acontece por aqui. Mas existem outras formas de baixar o preço do seguro no Brasil. Para dar uma força, a reportagem do iG Carros lista cinco táticas infalíveis que podem reduzir o valor da apólice do seu veículo na próxima assinatura. 

1 - Garagem fechada

Parar o carro em garagem fechada é determinante para reduzir consideravelmente o valor da apólice
Divulgação
Parar o carro em garagem fechada é determinante para reduzir consideravelmente o valor da apólice

Chega a ser banal de tão auto-explicativo. Se o carro está parado na rua, ficará exposto a qualquer tipo de ação. Pensa-se primeiro em furtos ou batidas, mas isso também pode envolver enchentes, quedas de árvores e todo tipo de catástrofe natural. Parar o carro em um estacionamento fechado, tanto em casa quanto no trabalho, pode reduzir consideravelmente o valor.

Portanto, se você quer desembolsar menos pelo seguro do seu carro, considere pagar o estacionamento próximo ao escritório. Vale até uma pequena caminhada para estacionar em um local mais em conta. Tenha certeza de que o estabelecimento também terá seguro, para evitar dores de cabeça no futuro. Em 2015, uma enchente atingiu o estacionamento de um shopping em Taubaté e dezenas de veículos foram encobertos pela água, conforme o portal G1. Todos os clientes foram ressarcidos.

2 - Dispositivo anti-furto

Dificultar a vida do bandido sempre é válido para melhorar as condições do seguro
Divulgação
Dificultar a vida do bandido sempre é válido para melhorar as condições do seguro

Um dos episódios mais emblemáticos da série Mr.Bean mostra o personagem abrindo uma série de travas e cadeados de segurança para abrir a porta de seu Mini Cooper. Por aqui, a brincadeira pode ser levada a sério. Se o seu carro tiver alguns segredos para evitar que o ladrão o leve, não pense duas vezes em instalar.

São vários recursos. Alguns carros permitem a instalação de uma trava simples de câmbio. Basta engatar a ré na hora de estacionar e passar a trava por dentro da alavanca. Se o ladrão insistir com muito esforço, conseguirá no máximo engatar a quarta marcha. Em todo caso, ela é insuficiente para levar o veículo. Há o risco do bandido danificar o sistema de transmissão, mas é melhor que isso aconteça, ao invés do furto.

Bloqueadores também fazem parte do módulo anti-assalto. Um dos sistemas mas eficientes causa o corte automático da corrente elétrica do veículo. Dessa forma, se o ladrão não acionar um botão secreto, o carro irá desligar em alguns segundos. Este sistema foi crucial para que meu pai pudesse recuperar seu carro alguns minutos após um furto no ano passado, a menos de 700 metros de onde havia parado. A seguradora fará um levantamento de todos os dispositivos de segurança de seu carro para efetivar o desconto.

Você viu?

3 - Estado do veículo

Um carro fora de suas condições originais pode acarretar em um valor mais elevado de apólice
Divulgação
Um carro fora de suas condições originais pode acarretar em um valor mais elevado de apólice

Trocou a roda do carro para um aro muito maior ou fez modificações mecânicas? Isso irá impactar diretamente na hora de fazer o preço subir na cotação do seguro. A seguradora entenderá que o carro não foi feito para rodar naquela configuração, e o preço ficará ainda mais salgado.

Uma roda diferente pode implicar em diversos contratempos. Interfere diretamente no consumo e na estabilidade do carro. Portanto, é justificável que carros modificados tenham uma apólice mais elevada que modelos convencionais. Outro fator importante é a condição do motor. Se você gosta de “mexer” (como dizem nas ruas) no conjunto mecânico do seu carro para extrair mais potência, a seguradora entenderá que você é uma pessoa que se coloca em situações de risco. Preservar a originalidade do carro é fundamental para manter o valor do seguro.

4 - Estatísticas de roubo e furto

Levantamento indica que o Volkswagen Fox foi o carro mais roubado  em São Paulo, durante o ano passado
Divulgação
Levantamento indica que o Volkswagen Fox foi o carro mais roubado em São Paulo, durante o ano passado

A maior parte dos roubos e furtos acontecem para abastecer o mercado ilegal de autopeças. Tivemos até a chamada "Máfia dos Desmanches", que operou na capital paulista entre 2008 e 2013, fazendo o índice de roubo de carros disparar no município. Mas o que faz o carro ser um entre os modelos mais roubados?

A resposta é: volume de vendas. Quanto mais popular, maior é a demanda por peças. O levantamento publicado pela empresa de seguros Smartia revelou que os cinco carros mais roubados de São Paulo são Fox, HB20, Onix, Uno e Gol. Modelos que sempre aparecem entre os carros mais vendidos.

Ainda falando sobre o mercado ilegal de autopeças, a mecânica compartilhada pode ser um empecilho. Vamos tomar como exemplo a linha da Volkswagen. Gol, Fox, Saveiro e até o antigo Polo compartilham a mesma família de motores. Portanto, todos acabam entrando para a zona de risco de roubo, por utilizarem os mesmos motores. A demanda por peças faz com que modelos de volume estejam sempre na mira dos criminosos. Portanto, se o objetivo é reduzir o preço do seguro, vale dar uma olhada na lista dos carros mais roubados. Confira a matéria no link abaixo.

LEIA MAIS: Saiba quais foram os carros mais roubados em São Paulo durante 2017

5 - Rastreadores

O rastreador aumenta as chances de recuperação do veículo furtado
Divulgação
O rastreador aumenta as chances de recuperação do veículo furtado

Rastreador é um equipamento de geolocalização que, quando devidamente instalado no seu carro, indicará onde ele está estacionado ou circulando. Trata-se de um aparelho pequeno, muitas vezes com o sinal de antena amplificado. São vários os tipos disponíveis no mercado.

LEIA MAIS: Gasolina cara? Veja 5 motivos para trocar o Corolla pelo Prius híbrido

Nesse caso, o que garante a redução no valor do seguro é a garantia maior de que o carro será recuperado em caso de roubo ou furto. Algumas seguradoras chegam até a obrigar a instalação de um rastreador para efetivar a contratação da apólice. Assinaturas de serviços concierge, como o OnStar da Chevrolet, podem vir com rastreadores integrados. Além disso, a facilidade de contato em caso de acidente é maior, também implicando em uma possível redução do valor do seguro .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!