A Copa do Mundo de 2018 chega em sua etapa decisiva: as semifinais. Bélgica, Inglaterra, França e Croácia lutarão com todas as forças para erguer o troféu mais cobiçado do mundo entre os jogadores. E isso fez com que nos perguntássemos sobre um assunto. Qual será o carro mais vendido em cada um dos países que passaram às semifinais do campeonato? Saiba quais são os carros da Copa em mais uma lista do iG.

LEIA MAIS: Confira nossas primeiras impressões da Chevrolet Spin renovada

1 - Renault Clio - o mais vendido na Croácia

Renault Clio: o mais vendido no mercado europeus de carros compactos, mas no Brasil a marca preferiu o Kwid
Divulgação
Renault Clio: o mais vendido no mercado europeus de carros compactos, mas no Brasil a marca preferiu o Kwid

O Clio saiu de linha no Brasil há pouco mais de quatro anos. Entretanto, tratava-se do mesmo modelo que havia sido lançado por aqui em 1999, sendo um dos projetos mais defasados do nosso mercado. Sorte da Croácia, que tem o Clio europeu como um dos carros da copa mais competentes da Renault.

Na Europa, o Clio corresponde ao nosso Renault Sandero. A marca francesa, que também é dona das operações da Dacia, optou por trazer apenas projetos da marca romena para o nosso mercado. Dessa forma, ficamos sem Clio, Twingo, Megane e Talisman por aqui, o que é uma pena… Isso deve mudar, mas, por enquanto, é isso.

LEIA MAIS: Chevrolet Cobalt e Nissan Versa se enfrentam em novo comparativo

Destaque para a boa gama de motores, contando até com unidades movidas a diesel. O Clio também é muito mais requintado e esportivo que nosso Sandero, contando com diversas opções de customização. Na Croácia, é vendido em três versões: Zen, Limited e GT Line. Há também a versão R.S Trophy, com 220 cv e câmbio de dupla embreagem. Pode-se dizer que é um dos carros mais divertidos que não temos no Brasil.

2 - Volkswagen Golf - o mais vendido na Bélgica

VW Golf : no Brasil, o hatch  médio acaba de receber retoques no desenho e mais equipamentos, mas vende mal
Divulgação
VW Golf : no Brasil, o hatch médio acaba de receber retoques no desenho e mais equipamentos, mas vende mal

O segmento de hatches médios está definhando no Brasil. Há dez anos, eles compreendiam mais de 6% das vendas em nosso mercado. Atualmente, o número está na casa dos 0,75%, transformando a categoria em um nicho. Apesar do péssimo desempenho do VW Golf nas vendas, o hatch médio da Volkswagen é o modelo favorito entre os belgas.

A variedade deles também é maior que a nossa. Além das versões 1.0, 1.4 e o agressivo 2.0 GTI, há um modelo híbrido (Golf GTE), elétrico (e-Golf) e performance (Golf R). Os dois primeiros estão confirmados para o Brasil, sem previsão clara de chegada.

Você viu?

O Golf sofre na mão dos SUVs. O modelo que já foi o grande sonho de consumo entre os jovens brasileiros perdeu espaço nos corações dos brasileiros para os novos utilitários compactos, mesmo sendo mais requintado, tecnológico e custando o mesmo preço. A tendência é que as vendas do segmento de hatches médios continuem diminuindo.

3 - Ford Fiesta - o mais vendido na Inglaterra

Ford Fiesta europeu está uma geração à frente da vendida no Brasil. Mesmo assim, vai deixar de ser vendida
Divulgação/Ford
Ford Fiesta europeu está uma geração à frente da vendida no Brasil. Mesmo assim, vai deixar de ser vendida

Eis um carro que está desaparecendo do mercado brasileiro. O Ford Fiesta já foi a estrela da marca no Brasil, mas perdeu espaço para o irmão Ka. De qualquer maneira, não é de hoje que o Fiesta é o carro preferido na terra da rainha. Em sua nova geração, o Fiesta perde as lanternas triangulares que consagraram o modelo em estilo.

LEIA MAIS: Ford passa por momento delicado no Brasil e no mundo

O Fiesta ganhou uma atmosfera um pouco mais conservadora na Europa. Por outro lado, a versão duas portas tem seu charme esportivo. Aliás, ele também é um dos carros que mais possuem versões no mundo. São 17 modelos disponíveis apenas na Grã Bretanha, com destaque para a versão aventureira Active e o esportivo ST, que vem com motor 1.5, turbo, de 200 cv de potência.

Vale lembrar que o modelo passa por maus bocados em outros lugares, além do Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, já foi anunciado que o Fiesta será descontinuado.

4 - Peugeot 208 - o mais vendido na França

Peugeot 208 é mero coadjuvante no Brasil, mas é campeão de vendas na França, onde as marcas francesas reinam
Divulgação
Peugeot 208 é mero coadjuvante no Brasil, mas é campeão de vendas na França, onde as marcas francesas reinam

Há um fato interessante sobre o mercado francês. Entre os carros mais vendidos, não há um modelo sequer que não seja de Peugeot, Citroën e Renault. Isso que é bairrismo, não? Vale mencionar também que não há uma disparidade de vendas tão grande por lá. Enquanto o Chevrolet Onix, carro mais vendido do Brasil, já chegou a vender o dobro do segundo colocado, a briga na França é bem mais acirrada entre dois modelos: Clio e 208.

Por lá, são quatro versões. Style, Active, Allure e GT Line. Destaque para o motor 1.2 PureTech, que aparece disponível em todas as versões. Infelizmente, o motor não faz tanto sucesso no Peugeot 208 brasileiro, mesmo que ele seja um dos carros mais econômicos do nosso mercado. Há também um tecnológico motor 1.5, a diesel, que vem com câmbio automático de seis marchas.

Entre os carros da Copa , vale lembrar que o Peugeot 208 da Europa não é 100% igual ao nosso. Há alguns anos, a marca retirou alguns reforços estruturais nas portas do modelo brasileiro a fim de deixar o projeto um pouco mais barato. Isso fez o 208 perder alguns pontos nos testes de colisão lateral do Latin NCAP.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!