O primeiro vídeo que revela alguns detalhes do novo Volkswagen T-Cross, o SUV do Polo, é mostrado pela fabricante. O carro pode ser descrito como o principal lançamento da marca alemã na década, que começará a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR), a partir de setembro e chega às lojas no início de 2019. No caso das versões feitas no Brasil, o entre-eixos será um pouco maior, o mesmo do Virtus (2,65 m).
LEIA MAIS: Skoda Kamiq antecipa detalhes do VW T-Cross
Isso mostra que o Volkswagen T-Cross poderá ser fabricado com algumas diferenças pontuais, dependendo do país. É possível especular um pouco mais sobre o T-Cross ao analisar outros SUVs do Grupo Volkswagen, e o melhor exemplo do momento é o novo SUV tcheco, o Skoda Kamiq. Apresentado no Salão de Pequim (China), o modelo é feito sob os mesmos moldes do nosso futuro SUV.
LEIA MAIS: Futuro rival do Honda HR-V, VW T-Cross aparece em teaser antes da estreia
Tomando esse “primo" como base, espera-se que o T-Cross terá medidas similares, como os 4,39 m de comprimento, 1,78 m de largura e 2,61 m de entre-eixos. Comparando com o Hyundai Creta, que tem dimensões semelhantes, o novo SUV é 10 cm maior e a largura é a mesma.
LEIA MAIS: Linha de SUVs tornou-se mais importante que ter gama de hatches e sedãs
Você viu?
Em seu pacote de motores, o T-Cross contará com a mesma gama do VW Polo. O SUV será equipado com o 1.6 MSI, de 120 cv, bem como o 1.0 TSI de 128 cv e 1.4 TSI de 150 cv, para a versão mais sofisticada, quando tiver apenas etanol no tanque.
LEIA MAIS: VW Tarek tem protótipo mostrado no China. Chegará ao Brasil em 2020
Chegada ao Brasil
No mercado brasileiro, o T-Cross vai entrar na acirrada disputa dos SUVs compactos, segmento do qual fazem parte modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks e companhia. Será uma das grandes apostas da marca alemã no Brasil, onde ainda serão lançadas algunas boas novidades até o fim do ano.
LEIA MAIS: Polo, Saveiro, Virtus, SpaceFox e up! ganham mais equipamentos na linha 2019
Além do novo SUV, a marca confirma 20 novos lançamentos até 2020, sendo que 13 serão feitos no Brasil, 2 na Argentina e outros 5 importados. Entre eles, 5 serão SUVs. O investimento em utilitários esportivos faz parte da estratégia da marca de retomar a liderança no mercado brasileiro. Amarok, Tiguan Allspace e o Novo Golf já estão no mercado. Depois deles, espere pelas renovações de Jetta e Touareg, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.
LEIA MAIS: Precisamos falar sobre o Golf
Com ajuda do Volkswagen T-Cross e outros modelos, a marca alemã deverá ficar bem próxima da liderança de participação de vendas no Brasil entre final desse ano e o início de 2019.Pelo relatório mensal divulgado pela Fanebrave (Federação dos Distribuidores de Veículos) de março, levando em conta as vendas de automóveis e comerciais leves, a VW ficou menos de um ponto percentual atrás da GM (15,3% ante 14,4% da VW).