Com a chegada do futuro, a Isetta está para renascer na Europa, mas dessa vez com um motor elétrico. Agora batizado de Microlino - com a terminologia italiana “lino”, que remete ao Fiat Topolino e ao Fusca (Magiolino) - mais de 4.600 unidades já foram encomendas. Pelo cronograma, 100 unidades serão produzidas este ano e mais de 2.000 deles nascerão ao final dos próximos anos, com as entregas efetuadas a partir do início de 2019. Os construtores afirmam que será acessível, com preços em torno de R$ 55.000, em uma conversão direta.

LEIA MAIS: Mora nos Clássicos: Romi-Isetta, 60 anos

O “ Isetta ” elétrico tem um motor elétrico de 20cv que vai no eixo traseiro e permite acelerar de 0 a 50 km/h em 5 segundos, com a velocidade máxima de 90 km/h. A autonomia vai de 120 km a 215 km, dependendo do pacote de baterias de ion-lítio escolhido. O tempo de recarga também varia: de uma hora, com o módulo de carga rápida, a quatro horas, numa tomada comum de 220v.

Sua carroceria é feita de alumínio, com 2,44m de comprimento, ou apenas 10% mais longa que o do Isetta original. As linhas remetem à versão feita pela BMW entre 1957 e 1962, com um grande vidro lateral. Há uma única porta, que também serve como parte dianteira do carro. Ao ser aberta, a barra de direção e o volante vêm junto.

LEIA MAIS: Hoje o Volkswagen Fusca é celebrado pelo seu dia internacional

Você viu?

Além disso, todos os Microlino terão teto solar de lona, que também serve como saída de emergência. Por se enquadrar na categoria europeia L7e (“quadriciclo pesado”, como o Renault Twizy), o Microlino não precisa ser submetido a crash test para homologação. Um avanço e tanto em relação à Isetta é que o Microlino tem porta-malas com capacidade para 300 litros, enorme para o tamanho do carrinho.

História do “Isetta” dos dias de hoje

O início do “Isetta” elétrico tem a ver com o Smart . Tudo o que o banqueiro suíço Wim Ouboter queria, nos anos 90, era que os carros da Smart saíssem de fábrica com um patinete dobrável no porta-malas. Com isso, Ouboter levou a ideia ao fundador da fábrica de relógios Swatch e idealizador do Smart, Nicolas Hayek. Entretanto, isso durou apenas até que até que a Daimler-Benz assumiu de vez o controle da Smart, em 1997, e vetou.

Mesmo sem um porta-malas para abrigar seus planos, Ouboter fundou, em 1999, uma empresa especializada em patinetes: a Micro Mobility, com sede na Suíça e fábricas na China. Seus modelos dobráveis, de alumínio, tocados a pé ou por motores elétricos, vêm fazendo grande sucesso desde então.

LEIA MAIS: Entusiastas comemoram os 50 anos do Chevrolet Opala

Apesar da satisfação com os novos negócios, viu na televisão um documentário sobre a Isetta, um microcarro urbano criado em 1953 pela italiana Iso Autoveicoli S.p.A e que foi fabricado sob licença em diferentes países, como Alemanha (com o nome BMW Isetta) e Brasil (Romi-Isetta). Logo, eis que uma ideia lhe veio à mente: refazer o antigo modelo, mas usando um motor elétrico no lugar da mecânica a gasolina. Nascia o Microlino.

A leveza, o tamanho compacto e a simplicidade da Isetta original são características que combinam com a proposta de carro elétrico para uso na cidade. O empresário então eletrificou uma velha BMW Isetta para sentir se valia a pena levar a ideia adiante. O resultado? Um sucesso nas ruas de Zurique (Suíça). O passo seguinte, em 2015, foi trabalhar com professores e estudantes de duas universidades locais para atualizar as linhas do microcarro e criar um novo chassi.

O primeiro protótipo do novo “ Isetta ” foi feito na China, aproveitando-se contatos da Micro Mobility. Quando o protótipo, enfim, ficou pronto, caiu da empilhadeira, de uma altura de quase 2 metros, ao desembarcar no aeroporto para ser exibido no Salão de Genebra de 2016.
A salvação veio da Itália, quando foi fechado um acordo com a Tazzari, fábrica de carros elétricos em Ímola, que tocará a produção do Microlino em troca de 50% da sociedade. A versão final foi apresentada em Zurique, no último dia 25.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!