Tecnologia é pensada para fazer o melhor Volkswagen elétrico possível em cada um dos segmentos, a um custo acessível
Divulgação
Tecnologia é pensada para fazer o melhor Volkswagen elétrico possível em cada um dos segmentos, a um custo acessível

A Volkswagen apresentou a plataforma MEB, criada exclusivamente para seus carros elétricos. A fabricante também confirmou que o ID, o primeiro modelo a usar a nova base, começa a ser produzido no final do ano que vem, em Zwickau, na Alemanha. Além dele, há outros três modelos da família ID: um compacto, um crossover, um sedã de luxo e uma van, que pode ser considerada a sucessora futurista da Kombi. Este Volkswagen Elétrico promete ser, também, um dos novos “carros do povo”.

LEIA MAIS: Volkswagen terá novo SUV compacto e elétrico em meados de 2020

Segundo a martca alemã, a nova plataforma é "a chave para o carro elétrico para todos", pois deve facilitar a produção, reduzir custos e aprimorar a utilidade dos carros elétricos. Inclusive, a marca chegou a comparar a chegada da plataforma MEB com a transição, nos anos 70, entre o Fusca e o Golf, um dos veículos mais vendidos da história e que representou um salto em modernidade e tecnologia. Estes são ganhos essenciais para todo o tipo de Volkswagen elétrico do futuro.

LEIA MAIS: Volkswagen cria o Vizzion Concept, carro elétrico sem volantes e pedais

Preparativos para fazer o melhor Volkswagen elétrico possível

Plataforma de Volkswagen elétrico e cada um de seus componentes, que formam o trem de força
Divulgação
Plataforma de Volkswagen elétrico e cada um de seus componentes, que formam o trem de força

O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva. Por enquanto, há poucas informações práticas sobre a plataforma, como os tamanhos de carro que ela pode proporcionar, ou o entre-eixos deles. Outra grande expectativa fica por conta de saber exatamente como serão os detalhes dos modelos que receberão a nova plataforma, mas garantiu que, até 2022, 27 deles e 4 marcas diferentes usarão a MEB.

Você viu?

LEIA MAIS: Volkswagen confirma produção de novo sedã elétrico para 2022

undefined
Divulgação

O I.D Buzz, considerada a nova geração da Kombi, será um Volkswagen elétrico que logo estará nas ruas do mundo todo com a nova plataforma MEB

Segundo a Volkswagen, os novos veículos também contarão com baterias mais eficientes. Em carregadores rápidos, uma recarga de 80% vai levar cerca de 30 minutos - algo já obtido em alguns elétricos atuais e, na maioria dos casos, garantirá uma autonomia entre 400, 500 e até 600 km antes de qualquer recarga. Ao todo,  o equivalente a R$ 5,3 bilhões já foram investidos - de uma verba total de mais de R$ 26 bilhões- para o desenvolvimento das novas tecnologias. Com isso, vai se tornar a maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa.

LEIA MAIS: Carro elétrico popular da Volkswagen chega às lojas em 2020

As evidências do crescimento da produtividade se dá na capacidade máxima de produzir, por ano, 500 mil baterias. Entre os modelos que já recebem esses equipamentos estão o e-Up!, e-Golf e o Passat GTE plug-in hybrid. Logo que saírem mais detalhes técnicos sobre os futuros veículos elétricos, saberemos o que o futuro nos reserva.

LEIA MAIS: Conheça quais são os 7 carros elétricos e híbridos disponíveis no Brasil

O que afirma Dr. Hebert Diess, presidente do conselho da marca Volkswagen, é que: “O ID e os futuros modelos que utilizarão a nova plataforma. representarão essa nova era dos veículos elétricos, de uma nova era automotiva: elétrica, conectada e de condução autônoma”. Em 2025, o Volkswagen elétrico ID irá se tornar o primeiro veículo autônomo da fabricante, com a introdução do sistema ID Pilot. Prometem até mesmo dispensar chaves convencionais, usando o celular para controlar o automóvel.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!