Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul está confiante na reestruturação da marca no Brasil
Divulgação
Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul está confiante na reestruturação da marca no Brasil

Durante o coquetel de lançamento do novo Mustang Black Shadow, o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, revelou que as negociações com o Grupo Caoa para a compra da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) ainda estão em andamento, mas outras empresas também têm interesse.

LEIA MAIS: Caoa Chery confirma novos Tiggo 5X e Tiggo 7 para 2020

“O Grupo Caoa  é um grande parceiro da Ford há muitos anos, e o nosso maior concessionário”, disse Lyle. “A porta sempre estará aberta para negociações, mas no que diz respeito à compra da fábrica de São Bernardo do Campo, talvez seja melhor perguntar diretamente para o Carlos Alberto”.

O executivo continua otimista sobre a reestruturação da Ford, e confirmou que existem outras empresas interessadas na fábrica de São Bernardo . “Companhias, no plural, mas não há nada definido”, fez questão de salientar.

Impasse político

No começo de setembro, a CAOA confirmou a compra da fábrica da Ford. O anúncio da aquisição foi feito pelo governador do Estado, João Doria , e por representantes do grupo brasileiro e da montadora americana.

O aperto de mãos, entretanto, não foi conclusivo, e o negócio voltou ao vale da incerteza. De acordo com o Estadão, há um “impasse político” complicando a negociação, uma vez que o governo teria se comprometido com certos tópicos, mas acabou recuando com a decisão. Atualmente, o Grupo CAOA possui duas fábricas no Brasil, em Anápolis (GO) e Jacareí (SP), atendendo operações de Hyundai, Chery e Subaru.

Fábrica em Camaçari

Ka e EcoSport, os dois principais produtos da Ford no Brasil, são feitos em Camaçari (BA)
Divulgação
Ka e EcoSport, os dois principais produtos da Ford no Brasil, são feitos em Camaçari (BA)

Em 2001, a Ford inaugurou a fábrica de Camaçari na região metropolitana de Salvador (BA). Fruto do investimento de US$ 1,2 bilhão, o complexo industrial ficou responsável pela fabricação do principal produto da marca nos últimos quinze anos: o EcoSport , SUV mais vendido do país por mais de uma década.

Você viu?

LEIA MAIS: Vendas para locadoras e PCD ganham muita força em 2019

Quando o Ka mudou de geração em 2015, sua produção também foi transferida de São Bernardo do Campo para Camaçari, deixando a fábrica paulista restrita à produção do Fiesta e veículos pesados. Com a baixa nas vendas dos caminhões, a marca optou por abandonar o complexo paulista para focar exclusivamente na Bahia.

Brasil em foco

Ainda sem data definitiva, Ford Territory chegará ao Brasil em 2020
Divulgação
Ainda sem data definitiva, Ford Territory chegará ao Brasil em 2020

A Ford teve um 2019 “morno”, em preparação para uma nova investida de reestruturação próxima década. Para o ano que vem, a marca contará com o novo SUV Territory (para enfrentar Jeep Compass e Volkswagen Tiguan), o Mustang Black Shadow e outros seis lançamentos - incluindo veículos eletrificados.

Quando questionado por nossa reportagem sobre o cronograma de lançamentos para a próxima década, Lyle desconversou. “Não quero estragar a surpresa, mas teremos muitas novidades sobre eletrificação em 2020”.

Reestruturação global

A Ford passa por um processo de reestruturação em todo o mundo, abandonando mercados não lucrativos e fechando fábricas que produzem veículos de baixa demanda. Foi o caso dos complexos industriais de Bordeaux e Blanquedort (França), além da fábrica de São Bernardo.

LEIA MAIS: Conheça 5 modelos inéditos que serão lançados no Brasil em 2020

Alternativas para conter a crise global já estão sendo executadas. Nos Estados Unidos, a marca pretende abandonar os segmentos dos hatchbacks, sedãs e utilitários comerciais. Neste caso, modelos como Fiesta, Focus, Fusion e Taurus estão condenados para dar lugar ao portfólio composto apenas por SUVs, picapes e o Mustang.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!