O Chevrolet Onix Plus foi eleito o modelo que menos perde valor depois de um ano na 7ª edição do Selo Maior Valor de Revenda, com apenas 7,6% de depreciação entre agosto de 2019 e o preço do mesmo carro (portanto com um ano de uso) doze meses depois. Foram consideradas 15 categorias, ante 19 do ano passado.
Segundo o idealizador da certificação, Joel Leite, "este ano, decidimos extinguir Hatch Médio, Hatch Premium, Perua e Sedã Grande porque esses segmentos apresentaram apenas um modelo em comercialização, ou significaram vendas abaixo de mil unidades no período de 12 meses", disse ele. "Além disso, veículos elétricos e híbridos foram separados porque, mesmo sem altos volumes, conquistaram representatividade no mercado brasileiro", completou.
A pesquisa considerou os 102 modelos novos mais vendidos, de 20 marcas. Foram analisados modelos das marcas BMW, Caoa Chery, Citroën, Ford, Kia Motors, Land Rover, Lexus, Mitsubishi, Nissan, Peugeot e Suzuki. Segundo os organizadores, “seis modelos vencedores desta edição pioraram suas posições em relação à sexta edição do estudo, com índices de depreciação maiores. São os casos dos modelos VW Up!, VW Saveiro, VW Tiguan, Fiat Toro, Jeep Compass e Toyota SW4.
Apenas dois modelos – Toyota Corolla e Toyota Hilux – conseguiram melhorar ainda mais os seus índices de depreciação. Essas variações refletem o comportamento do mercado – oferta e demanda – e o trabalho da indústria e sua rede de distribuição no quesito pós-vendas”.
Na avaliação de Luiz Cipolli Junior, do Departamento de Pesquisa da Agência Autoinforme, “a depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Daí a importância do selo”.
Confira abaixo os vencedores de cada uma das 15 categorias com a porcentagem que mostra quanto cada um desvaloriza em um ano.
- Entrada: VW Up! (8,1%)
- Elétrico: Renault Zoe (9,9%)
- Hatch compacto: Hyundai HB20 (9,2%)
- Híbrido: Volvo XC60 Hybrid (9,8%)
- Monovolume: Honda Fit (9,4%)
- Picape pequena: VW Saveiro (15,1%)
- Picape Compacta: Fiat Toro (13,7%)
- Picape média: Toyota Hilux (9%)
- Sedã de entrada: Hyundai HB20S (12,9%)
- Sedã Compacto: Chevrolet Onix Plus (7,6%)
- Sedã Médio: Toyota Corolla (8,9%)
- SUV de entrada: Honda HR-V (9,2%)
- SUV Compacto: Jeep Compass (11,7%)
- SUV Médio: VW Tiguan (10,9%)
- SUV Grande: Toyota SW4 (10,1%)