PAL-V Liberty, o primeiro carro voador do mundo passará a tornar realidade o sonho que antes era possível apenas nos filmes de ficção
Divulgação
PAL-V Liberty, o primeiro carro voador do mundo passará a tornar realidade o sonho que antes era possível apenas nos filmes de ficção

O futuro já começou na Europa, onde o primeiro carro voador da história recebeu certificação para uso civil. Trata-se do PAL-V Liberty , modelo que foi submetido a um programa rigoroso de testes durante os últimos anos. O motorista – ou seria piloto? – deverá ter uma carteira de habilitação especial para adquirir o veículo.

Desde 2015, o PAL-V-Liberty vem sendo acompanhado de perto pela Agência de Segurança Aérea da União Europeia. Mais testes deverão ser feitos antes que o modelo possa ser encomendado pelo público em meados de 2022. 

“Cooperamos com as autoridades aeronáuticas por muitos anos para atingir este feito. Nossa equipe está empolgada”, afirma Mike Stekelenburg, chefe de tecnologia da PAL-V. “Criar esta aeronave foi muito desafiador, uma vez que o veículo precisa circular tanto no ar quanto nas ruas” 

O piloto de testes Hans Joore também comentou sobre sua experiência a bordo do PAL-V Liberty. “Ver o veículo ganhar vida é magnífico. Sua dirigibilidade é suave e responsiva aliada ao peso de apenas 660 kg. A sensação é de estar pilotando um carro esportivo, pois o Liberty acelera forte”.


Alguns clientes já reservaram suas unidades do PAL-V , apesar dos 399 mil euros (R$ 2,6 milhões) cobrados pela fabricante. Segundo a marca, 80% dos clientes não têm qualquer experiência de voo; por isso, os treinamentos já começaram em uma academia licenciada da PAL-V.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!