Vendas de usados se mantém aquecidas, mas é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar negócio
Reprodução
Vendas de usados se mantém aquecidas, mas é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar negócio

Dados da OLX, maior plataforma de compra e venda online de automóveis no Brasil, mostram que em outubro o volume de venda de carros de passeio foi 23% superior ao do mesmo período do ano passado. Apesar do mercado aquecido ser uma boa oportunidade de negócio para vendedores e compradores, é preciso tomar alguns cuidados para não cair em armadilhas.


Para quem compra um carro usado , uma dica fundamental é evitar as negociações com terceiros. Desconfie de vendedores muito apressados para fazer negócio, que estejam apenas intermediando a negociação, ou que digam que não poderão estar presentes na efetivação da venda.

Antes de fechar negócio, verifique junto ao Detran se o vendedor realmente é o proprietário do veículo. Com a placa e o número do Renavam , é possível puxar ainda todo o histórico do carro, como a existência de multas de trânsito e IPVA pendentes, além de restrições e bloqueios que impeçam a transferência do automóvel para o seu nome.

Como em qualquer negociação, leve alguém da sua confiança para avaliar o real estado do automóvel. Desconfie de carros em excelente estado que estejam muito abaixo do valor do mercado. E na hora de pagar, evite realizar qualquer tipo de depósito antecipado sem antes ver o veículo de perto. Se estiver negociando com uma loja, evite pagamento para contas de pessoas físicas.

Dicas para vendedores

Entre outras dicas, vale se certificar quem é o proprietário do veículo  e puxar todo o histórico do carro
Divulgação
Entre outras dicas, vale se certificar quem é o proprietário do veículo e puxar todo o histórico do carro


Para quem vende, é fundamental saber com quem você está fazendo a negociação. Procure levantar ao máximo informações sobre o comprador e não compartilhe dados pessoais antes de descobrir que não se trata de um golpista.

Na hora de receber pelo carro usado , caso o pagamento tenha sido feito em cheque ou dinheiro, espere o valor ser compensado em sua conta. O mesmo vale para os depósitos em caixas eletrônicos. No pagamento em dinheiro, é fundamental checar o valor e a veracidade das notas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!