Veja os motivos para o aumento nos preços de veículos seminovos e usados a partir do final de 2020
Divulgação
Veja os motivos para o aumento nos preços de veículos seminovos e usados a partir do final de 2020

A variação nos preços de alguns automóveis foi de 6% em dezembro de 2020, segundo o Monitor de Variação da Kelley Blue Book (KBB Brasil), empresa especializada na precificação de veículos novos e usados.

A KBB divulga que carros zero quilômetro foram menos impactados pela alta dos preços em dezembro. Segundo os analistas, o poder de influência do aumento atípico dos custos de produção – como a cotação do dólar e as limitações sanitárias da pandemia de Covid-19 – está incidindo com menos força do que nos meses anteriores. A variação dos preços médios observadas pela KBB para carros zero quilômetro foi de 0,51%.

Entre os seminovos e usados , o comportamento de dezembro de 2020 apontou tendência forte de alta . Modelos com até três anos de uso tiveram acréscimo médio de preço de 2% a 4%, segundo a KBB. Entre os usados com 4 a 10 anos de idade, os modelos 2012 tiveram aumento médio de 6,31%, seguidos pelos modelos 2010 (5,74%), 2011 (5,11%) e 2013 (4,84%).

A KBB Brasil aponta que o comportamento dos preços dos carros usados em dezembro de 2020 foi pautado pelo equilíbrio entre a oferta e demanda entre novos e seminovos. “Embora o mercado de carros novos tenha encerrado 2020 em recuperação, o saldo do ano demonstra que a venda de veículos zero quilômetro teve uma queda de 26,6% no ano passado, ante o resultado de 2019”, diz a KBB. 

“Neste contexto, quando não há renovação de estoque de zero quilômetro para atender a demanda dos consumidores, modelos seminovos e usados acabam absorvendo esta parcela do mercado, provocando descompasso e desabastecimento das lojas. Dessa forma, veículos se segunda mão sobem de patamar”, divulga a empresa especializada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!